Como descartar botijão e cilindro de gás GLP

Como descartar botijão e cilindro de gás GLP? Eles podem ser reciclados? Tem algum perigo para o meio ambiente? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de botijão e cilindro de gás, para evitar ao máximo a destruição do meio ambiente.

Maneiras de descartar botijão e cilindro de gás GLP

Os botijões e cilindros de gás GLP contêm gás propano e butano misturados dentro deles. Devem ser manuseados com muito cuidado pois é um conteúdo tóxico e explosivo.

O bom é que botijões e cilindros podem sim ser reciclados. Eles são fabricados com chapas de aço resistentes e são reciclados com outros metais.

Mas antes de levar para reciclagem, verifique se tem alguma pessoa para que possa doar o produto. Mesmo que você não queira mais utilizar, sempre existe alguém que está precisando. Ainda mais que botijões e cilindros podem custar bem caro para algumas pessoas.

Não encontrando alguém para doar, deixe para ser levado para coleta de reciclagem de metais. Caso não tenha coleta residencial onde você mora, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem o cadastro das empresas.

Como descartar botijão e cilindro de gás GLP
Maneiras de descartar botijão e cilindro de gás GLP

Se não houver reciclagem de metais na sua cidade e não encontrar uma pessoa para doar, procure uma empresa de venda de gás. Normalmente eles aceitam botijões e cilindros antigos para serem recondicionados e voltarem a circular na cidade.

Caso o botijão ou cilindro ainda contenha gás dentro dele, tenha muito cuidado! Peça para que a empresa de gás pegue na sua casa, não transporte pois há risco de explosão.