Como descartar solventes

Como descartar solventes? Pode derramar pelo ralo da pia ou jogar pelo vaso sanitário? Será que solventes podem ser reciclados? A seguir falaremos um pouco sobre o descarte consciente de solventes, para evitar a destruição da flora e fauna local.

Dicas para descartar solventes

Os solventes, também conhecidos como dissolventes ou dispersantes, são substâncias químicas utilizadas para dissolver um outro produto que pode ser líquido, gasoso ou sólido. Seus usos mais comuns são limpeza a seco, diluição de tintas, removedores de esmalte, solventes de cola e removedores de mancha.

São, em sua maioria, inflamáveis e tóxicos, podendo causar irritação na pele, olhos, vias respiratórias, depressão do sistema nervoso central, e ser fatal se for ingerido. Além disso são considerados tóxicos para organismos aquáticos, portanto nunca devem ser jogados pelo ralo da pia ou no vaso sanitário, senão estará contaminando a água e solo local!

Como não se tem muito dados sobre sua persistência e degradabilidade, acredita-se que esses produtos solventes apresentem persistência, ou seja, não são rapidamente degradados no meio ambiente.

Como descartar produtos tóxicos, limpa telhas, desentupidor, outros

Os solventes químicos devem ser descartados de acordo com a legislação local para resíduos perigosos ou resíduos tóxicos. Eles não podem ser reciclados!! Manuseie com luvas, máscara e, se possível, óculos de proteção.

O produto deve ser mantido em sua embalagem original e bem vedado, entregue no local de descarte da sua cidade. Caso não saiba onde fica, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem registro das empresas responsáveis pelo lixo tóxico. Normalmente produtos tóxicos são incinerados, pois não podem ser descartados de nenhuma outra maneira.

Nunca reutilize a embalagem para colocar outros produtos, mesmo que lave! Restos do solvente podem contaminar o que você colocar dentro da embalagem. Caso a embalagem esteja vazia, enxágue com muita água e deixe separado junto dos produtos plásticos ou de vidro (de acordo com o tipo de embalagem) que serão coletados pela reciclagem.