Como descartar cabos e fios

Como descartar cabos e fios? Deve-se jogar no lixo comum? Podem ser reciclados ou reaproveitados para não prejudicar o meio ambiente? A seguir explicamos sobre o descarte consciente de cabos e fios, sempre pensando na melhor maneira de evitar a destruição do meio ambiente.

Maneiras de descartar cabos e fios

Anualmente são descartadas milhares de toneladas de resíduos de cabos e fios elétricos no Brasil, usados em automóveis, produtos eletrônicos, construção civil e outros setores. Cabos e fios não devem ser jogados no lixo comum, pois são feitos de plástico com cobre, alumínio ou chumbo dentro! São materiais que vão ficar anos e anos no aterro sanitário para se decompor, trazendo problemas para gerações futuras.

Antes de descartar os cabos e fios, se eles ainda estiverem bons para serem utilizados, não descarte! Doe para alguma pessoa que possa reaproveitar o produto. Você pode achar que não tem valor, mas outra pessoa poderá achar alguma utilidade para eles.

Como a maioria dos cabos são feitos de cobre ou alumínio (alguns chumbo), cobertos com plástico, eles podem ser reciclados. O primeiro processo é desemcapar os fios e cabos, depois são triturados no moinho granulador. São produzidor granualdos de cobre, de borracha, que poderão ser utilizados para produzir outros produtos.

Como descartar cabos e fios
Docas para descartar cabos e fios

Caso não saiba onde fica a reciclagem de cabos e fios da sua cidade, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem o cadastro das empresas. Se não encontrar nenhuma, verifique na internet. Alguns exemplos de empresas que fazem este tipo de serviço são os Ecopontos e Recifran de São Paulo ou Parcs Resíduo Eletrônico de Curitiba, ou MG Recicla Reciclagem de Lixo Eletrônico de Minas Gerais.

Portanto evite jogar no lixo comum, existem alternativas melhores para a conservação da natureza.