Como descartar sachês de iogurte e outros alimentos

Como descartar sachês de iogurte e outros alimentos? As stand up pouch, bolsa plástica que fica em pé, é uma embalagem flexível que permite o consumo do alimento sem precisar de colher, basta apertar para verter o conteúdo. Será que este tipo de embalagem pode ser reciclado? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte desses tipos de embalagens flexíveis.

Dicas para descartar sachês de iogurte e outros alimentos

Essas embalagens flexíveis para produtos líquidos e viscosos como o iogurte, normalmente são feitas com camadas de materiais diferentes, que podem ser plásticos não elásticos, alumínio, entre outros. As estruturas mais utilizadas são PET/OPA/PEBDL (dois plásticos e poliamida biorientada), PET/Al/OPA/PEBDL (plásticos com alumínio e poliamida) e PET/Al/PET/PEBDL (plásticos com alumínio).

Infelizmente a reciclagem dessas embalagens não é comum no Brasil nem em outros países do mundo. Como as embalagens são feitas com várias camadas diferentes de materiais, fica difícil separá-las para reciclar. Normalmente o produto obtido da reciclagem, é de baixa qualidade.

A Dow Chemical desenvolveu uma tecnologia de reciclagem para embalagens sachês que contêm PE (polietileno) e EVOH (copolímero de etileno e álcool vinílico), utilizando o aditivo Retain fabricado por eles. A reciclagem neste caso pode ser realizada com resíduos de PE. Mas como existem várias combinações de plástico e metal, o processo não vem sendo muito utilizado.

Como descartar sachês de iogurte e outros alimentos
Dicas para descartar sachês de iogurte e outros alimentos

Uma dica é verificar se na embalagem do produto que comprou aparece algum símbolo de reciclagem. Se houver, separe com produtos semelhantes que serão levados pela coleta. Mas provavelmente você não encontrará símbolo algum.

Portanto, infelizmente, essas embalagens deverão ser jogadas no lixo comum que é levado ao aterro sanitário. Elas irão se acumular, trazendo prejuízos para gerações futuras, pois levam centenas de anos para se decompor. Se puder, evite o consumo. Dê preferência para produtos que contenham embalagens que sejam 100% recicláveis.