Como descartar tampa de papel alumínio, selos

Como descartar tampa de papel alumínio, selos? Será que os lacres de iogurte, de pudins, lacres de comidas congeladas, de manteiga, de pasta de amendoim e outras podem ser recicladas? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de lacres metalizados de alimentos, os laminados flexíveis que removemos e lambemos para não desperdiçar o que estiver grudado.

Dicas para descartar tampa de papel alumínio

Os selos de alumínio ou laminados flexíveis usados como lacre em iogurtes de bandeja, pudins, e outros alimentos, são fabricados com a mistura de vários materiais diferentes. A maioria deles é uma mistura de plástico e papel alumínio (alumínio + polietileno ou alumínio + polipropileno, entre outros), que não podem ser separados para reciclagem. Outros lacres flexíveis são feitos de filme plástico não elástico que não é reciclável. Portanto não adianta limpar e jogar junto do lixo que é levado pela reciclagem, pois eles não irão processar este produto.

Infelizmente esses tipos de lacres laminados devem ser descartados junto do lixo orgânico, que será levado para o aterro sanitário. Esses tipos de embalagens irão se acumular no aterro, trazendo prejuízos para gerações futuras.

Existem alguns tipos de tampa de papel alumínio que não são feitas das misturas de plástico com alumínio ou alumínio com papel. Elas costumam ser mais rígidas do que as feitas de filme laminado e até podem ser recicladas, mas sua reciclagem não é muito comum. E não é tão simples saber se a que tem no seu iogurte é a feita só de papel alumínio ou da mistura de materiais.

Como descartar tampa de papel alumínio
Dicas para descartar tampa de papel alumínio, selos metalizados

Por isso neste post recomendamos dar preferência para iogurte e alimentos que venham em embalagens de plástico ou vidro, que contenham tampa também de metal ou de plástico, e não possuam o selo de alumínio flexível para vedação. Esses outros tipos de embalagens podem ser completamente recicladas após lavagem. Normalmente a tampa é feita do mesmo material do restante da embalagem.