Como descartar fermento vencido

Como descartar fermento vencido? Tem fermento em pó estrago ou fermento biológico fresco que passou da validade e não sabe onde jogar fora? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte de fermento, quando não der mais para ser utilizado nas receitas.

Dicas para descartar fermento

O fermento em pó químico ou fermento biológico (fresco ou seco) é um lixo orgânico como qualquer outro alimento. Portanto não existem riscos se for descartado pelo ralo da pia ou pelo vaso sanitário. Ele irá dissolver sem causar contaminação ao meio ambiente. Mas ao invés de descartar, existem algumas coisas que você pode fazer com os fermentos.

O fermento em pó químico pode ser utilizado em outras coisas que não sejam receitas, pois nas receitas irá estragar o resultado. Você pode utilizar o fermento em pó como se fosse o bicarbonato de sódio! Atenção! Não serve para o fermento biológico seco, pois ele não é feito de bicarbonato de sódio.

Por exemplo, crie pasta de limpeza para casa. Basta misturar 500 mL de água com cinco colheres de sopa de fermento. Depois aplique a pasta em azulejos, rejuntes, pias, banheira e outros locais onde costuma passar sapólio em pasta. Basta esfregar com escovinha para remover a sujeira.

Ou então utilize jogando em cima de urina do cachorro ou gato no tapete. Ele irá absorver o excesso de urina, ajudando a neutralizar a acidez e minimizar os dados. Depois é só aspirar e limpar com produto próprio.

Como descartar fermento vencido, em pó ou fresco biológico
Dicas para descartar fermento vencido

Também pode ser usado colocando um pouco dentro de um potinho e deixando na geladeira. Ele irá absorver os odores desagradáveis, como se fosse bicarbonato de sódio puro.

No caso do fermento biológico fresco, pode ser utilizado como compostagem ou como adubo para as plantas do jardim.

No caso de fermento natural, mais conhecido como sourdough, você pode torrar o que não for utilizar e bater no processador para transformar em pó. Depois utilize para dar sabor em outros assados, ou como farinha para sovar a massa, ou coloque por cima de batatas antes de levá-las ao forno para deixar crocante, entre outros.