Como descartar reator, balastro

Como descartar reator eletrônico, balastro? Tem alguns reatores de lâmpada perdidos pela casa e não sabe o que deve fazer? Será que podem ser reciclados? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de reatores de lâmpada, sempre pensando na melhor forma para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar reator de lâmpada

Reatores de lâmpada não devem nunca ser jogados no lixo comum que é levado ao aterro!! Isso porque ele contém resíduos tóxicos em sua composição como, por exemplo, capacitores de óleo ascarel. Esses capacitores são um risco à saúde e ao meio ambiente! O excesso de ascarel pode causar câncer e ainda afetar baço, fígado, rins e sistema nervoso central, de pessoas que tiverem contato com quantidades grandes do produto. Ao ser jogado no aterro, ele contamina solo e lençóis freáticos, trazendo problemas para moradores próximos.

Portanto os reatores de lâmpada devem ser reciclados e sua reciclagem não é simples! O material é descontaminado e depois é feita reciclagem das partes de plástico e de metal, separadamente.

Como descartar reator eletrônico, balastro
Dicas para descartar reator eletrônico

Infelizmente no Brasil não existe opção de coleta para reciclagem de reatores de lâmpada. Por isso o recomendado é procurar postos de descarte de resíduos perigosos, que lidam com produtos como agrotóxicos, pilhas, óleos, materiais de serviços de saúde, entre outros.

Caso não saiba se na sua cidade existe esta opção, entre em contato com a prefeitura da cidade onde mora, eles costumam ter o cadastro de todas essas empresas.

Se não encontrar, tente verificar pelo Google, existem algumas empresas online que fazem este tipo de serviço. Uma delas é a VR Gestão de Resíduos Industriais de Piracicaba ou a Ecotrans Ambiental de São Paulo. Se eles não tiverem escritório na sua cidade, talvez possam informar alguma outra empresa por perto.

Não encontrando descarte de resíduos perigoso, tente verificar em lojas de assistências técnicas ou de conserto de eletrônicos. Se o reator ainda estiver funcionando, talvez possam reutilizar. Se não estiver, talvez possam fazer o descarte correto para você.

Recomendamos evitar ao máximo jogar no lixo comum com alimentos e outros produtos, devido à toxicidade do material.