Como descartar fichários e pastas

Como descartar fichários e pastas velhas? Será que podem ser reciclados ou devem ser jogados no lixo comum? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de fichários e pastas, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar fichários e pastas

O mais importante é que você nunca deve jogar as pastas ou fichários de plástico no lixo comum de comida que será levado ao aterro sanitário, pois são produtos que vão demorar centenas de anos para se decompor no meio ambiente. Consequentemente vão trazer problemas para gerações futuras.

Se seu fichário ou pasta estiverem em bom estado, que ainda seja possível utilizar, doe para algum vizinho ou familiar. Existem inclusive instituições que aceitam doações de material escolar como, por exemplo, o Exército da Salvação. Você pode agendar o recolhimento direto no site oficial, digite o CEP e depois preencha tudo que tem para doação.

Existem outras insituições, você pode procurar no Google por exemplo, “doar material escolar CIDADE ESTADO” substituindo pela cidade e estado em que você mora. Vão aparecer diversas instituições nos resultados, antes de ir até o local, entre em contato para saber se ainda aceitam doações. É importante também procurar informações sobre o local, pata ter certeza que não é algum tipo de golpe.

Como descartar fichários e pastas
Dicas para descartar fichários e pastas

Não havendo opção para doação onde você mora, você também pode fazer reaproveitamento de fichários e pastas, criando algo novo. Existem diversas dicas de upcycling desses tipos de produtos na web. Alguns exemplos:

Caso não queira reutilizar, deixe os fichários ou pastas de plástico junto de outros produtos plásticos que serão recolhidos pela coleta de reciclagem. Se na cidade não houver coleta residencial, você mesmo pode deixar no posto de reciclagem. O endereço dos postos podem ser encontrados na prefeitura, normalmente eles possuem cadastro destes tipos de empresas.