Como descartar pote de loção corporal

Como descartar pote de loção corporal? As embalagens de loção para corpo podem ser recicladas ou devem ser jogadas no lixo comum, de comida? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de embalagens de loção corporal, sempre pensando nas melhores maneiras para evitar a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar pote de loção corporal

Loção corporal são parecidas com os cremes hidratantes, mas um pouco mais líquido do que creme. Elas vêm em embalagens plásticas normalmente feitas dos seguintes plásticos:

  • politereftalato de etileno (PET) – número 1 na reciclagem
  • polietileno de alta densidade (PEAD) – número 2 na reciclagem
  • polietileno de baixa densidade (PEBD) – número 4 na reciclagem
  • polipropileno (PP) – número 5 na reciclagem
  • poliestireno (PS) – número 6 na reciclagem

Para saber o tipo de plástico da sua embalagem, basta verificar a numeração que aparece na parte debaixo do pote, dentro de um triângulo.

Todos esses tipos de plásticos são recicláveis, portanto você pode separar a embalagem da sua loção coporal junto dos produtos plásticos que são recolhidos pela coleta da sua cidade.

Caso sua cidade não possua coleta de produtos plásticos, entre em contato com a prefeitura para descobrir se tem algum lugar onde você mesmo pode entregar as embalagens para serem recicladas. A prefeitura costuma ter o cadastro das empresas de reciclagem da cidade.

Como descartar pote de loção corporal
Dicas para descartar pote de loção corporal

Se não houver opção de reciclagem, você pode sempre reutilizar a embalagem para outros fins, ou doe para alguma pessoa que possa reutilizar. Por exemplo, a embalagem de loção corporal pode ser cortada para reutilizada como vaso para plantas pequenas tipo suculentas, ou como porta canetas para mesa.

Evite ao máximo o descarte no lixo comum, essas embalagens plásticas levam centenas de anos para se decompor na natureza, trazendo prejuízos para gerações futuras.