Como descartar acetona

Como fazer o descarte de acetona? Qual melhor maneira de jogar fora a acetona para não contaminar o meio ambiente? Será que pode jogar direto na privada? Será que pode reciclar? Veja mais abaixo.

Descarte de acetona

Infelizmente muitas pessoas jogam a acetona direto no lixo ou na privada ou no ralo da pia. O perigo de jogar na água é que a acetona pode soltar a conexão dos canos da casa e causar vazamento! O ideal é utilizar a acetona até acabar por completo ou até a data de vencimento.

Se a acetona venceu e não sabe o que fazer, tente entrar em contato com o fabricante, muitas vezes eles possuem logística reversa e poderão receber seu produto para fazer o descarte consciente.

Caso não tenha o nome do fabricante, procure algum local na sua cidade que aceite produtos químicos para descarte. Basta entrar em contato com a prefeitura.

Descarte de acetona e outros produtos tóxicos
Descarte de acetona

Se não tiver local que receba, deixe o potinho de acetona sem tampa em local arejado para evaporar. Depois que evaporar jogue o potinho já vazio no lixo comum da casa.

Se for algodão sujo de acetona com esmalte, não jogue direto no lixo, deixe evaporar dentro de um potinho. Quando estiver seco jogue no lixo comum.

Pode reciclar acetona?

Existe sim reciclagem de acetona, mas infelizmente no Brasil ainda não está disponível. Na reciclagem a acetona pode se tornar um material reutilizável usando destilação de solvente.

Deixe um Comentário