Como descartar liquidificador usado

Como descartar liquidificador? Devo jogar no lixo comum que é levado para o aterro sanitário? Será que não pode ser reciclado? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de liquidificador, sempre pensando na melhor maneira para o meio ambiente.

Dicas para descartar liquidificador

O mais importante que você precisa saber, é que não deve nunca jogar o liquidificador antigo junto do lixo orgânico que é levado para o aterro sanitário. O liquidificador possui partes de plástico e de metal, são materiais que vão levar centenas de anos para se decompor no meio ambiente, trazendo problemas para gerações futuras.

Se seu liquidificador ainda estiver funcionando, recomendamos doar para algum familiar ou conhecido, vizinho, que queira utilizar o equipamento. Mesmo que não seja útil para você, outra pessoa pode aproveitar. Assim evita o descarte desnecessário.

Você também pode procurar instituições de caridade ou outras instituições da sua cidade que aceitem doações de eletroportáteis.

Não encontrando nenhum local para doar, tente entrar em contato com a marca do liquidificador. Se não souber o telefone, procure pelo nome da marca no Google, que deverá aparecer o site oficial. Veja se eles possuem o serviço de logística reversa, onde você envia o liquidificador usado para eles e eles ficam responsáveis pelo descarte correto.

Como descartar liquidificador
Dicas para descartar liquidificador

Se não possuírem ou se a marca do seu liquidificador já não existe mais, recomendamos entregar no posto de reciclagem de eletrônicos da sua cidade. Se não souber o endereço, você pode falar com a prefeitura, que eles possuem cadastro dessas empresas. Lave o produto antes de deixar no local.

Uma outra opção é entrar nesta página da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, digite seu CEP no campo “Quer descartar?”, digite liquidificador, e clique em “Encontrar postos”. Nos resultados vão aparecer os locais onde você pode entregar o liquidificador para eles recolherem.

Lembre-se de nunca jogar no lixo comum de alimentos.