Como descartar maquininha de cartão? Será que pode enviar para reciclagem ou devo jogar no lixo comum, junto dos resíduos orgânicos de alimentos? Se você tem várias maquininhas de cartão de crédito/débito para descarte e não sabe o que fazer, neste post trazemos algumas dicas que poderão ajudar a encontrar o que precisa. Nossas dicas são sempre pensando no descarte consciente, as melhores maneiras atuais para evitar ao máximo a destruição do meio ambiente.
Dicas para descartar maquininha de cartão
As maquininhas de cartão são consideradas produtos eletrônicos, pois são fabricadas de partes metálicas, partes plásticas e circuitos com baterias. Portanto, é um produto que não deve ser jogado no lixo comum, levado para o aterro sanitário. Ela irá demorar centenas de anos para se decompor no meio ambiente.
Por enquanto as maquininhas de cartão não estão especificadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos para Logística Reversa de produtos eletroeletrônicos. Se estivessem, seria possível enviar o equipamento para a marca fabricante, que eles iriam realizar o descarte consciente.
Apesar de não estar na Lei, você pode tentar entrar em contato com o fabricante da sua máquina de cartão, para saber se eles possuem opção de descarte. Se houver, será preciso apenas enviar as máquinas para eles pelos Correios e eles irão especificar todo o processo.
Não havendo opção de logística reversa da sua maquininha, o recomendado é que a maquininha seja enviada para reciclagem. Portanto, deixe-as separadas junto de outros produtos eletrônicos, que serão coletados pela empresa de reciclagem da sua cidade.
Se na sua cidade não houver coleta residencial, leve você mesmo a um posto de reciclagem de eletrônicos. Caso não saiba onde fique, entre em contato com a prefeitura, eles possuem cadastro dessas empresas. Outra maneira é buscar no Google, digite reciclagem de eletrônicos cidade estado, substituindo a cidade e o estado pela cidade e estado em que você mora.
Em São Paulo existem várias empresas e cooperativas onde você pode deixar o equipamento. Alguns exemplos são Casa do Catador, Coopamare, Coopermiti, Coopertech, Coopernova, Comarei entre outras. No Rio de Janeiro existem Ecopontos da GreenEeletron (www.greeneletron.org.br/eletronicos), onde as pessoas podem colocar a máquina de cartão.
Outra dica é tentar falar com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, talvez eles possam indicar o local correto para deixar os equipamentos. Fale com eles por 11 2539-1334 ou abree@abree.org.br.
Evite sempre jogar no lixo comum, como especificamos anteriormente, as maquininhas são feitas de componentes plásticos, metálicos e circuitos. São tipos de produtos que não decompõe com facilidade na natureza, e poderão trazer prejuízos para gerações futuras.