Como descartar mesa e móveis de ferro

Como descartar mesa e móveis de ferro? Será que estes tipos de móveis podem ser reciclados? Ou posso deixar com o lixo orgânico que é levado para o aterro sanitário? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de mesa e outros móveis de ferro, sempre pensando na melhor maneira atual para o meio ambiente.

Dicas para descartar mesa e móveis de ferro

O ferro não deve nunca ser jogado no lixo comum de alimentos, que é levado para o aterro sanitário. Primeiro porque a coleta de lixo não leva produtos grandes no caminhão e vão deixar os móveis na rua, e isso poderá gerar multa para você. Segundo, porque o ferro ficará anos e anos no aterro sem se decompor, podendo causar problemas na flora e fauna local.

Como descartar mesa e móveis de ferro
Dicas para descartar mesa e móveis de ferro

A reciclagem do ferro é uma das formas de reciclagem/reaproveitamento mais antigas do mundo. O ferro é um produto que pode ser reciclado indefinidamente, sem perder suas propriedades. No Brasil existem empresas de sucata de ferro desde os anos 40.

Antes de procurar a reciclagem na sua cidade, caso a mesa ou móvel de ferro ainda possa ser utilizado, doe para alguém que possa reutilizar. Este tipo de produto costuma ter durabilidade indefinida.

Caso o móvel já esteja com problemas, sem partes, e não possa ser usado, então o ideal é enviar para reciclagem. No caso da reciclagem de ferro é muito simples, basta procurar ferro-velho ou catadores de ferro da sua cidade. Busque no Google algo como ferro velho cidade estado, substituindo o cidade e estado pela cidade e estado onde você mora. Se preferir entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem registro desses tipos de empresas.

Não havendo opção de reciclagem de ferro onde você mora, verifique se existe coleta de entulho. Entre em contato com a empresa da coleta de lixo, que eles costumam ter os contatos de empresas de entulho. Neste caso talvez seja necessário pagar algum valor para eles recolherem.

O mais importante é nunca deixar no aterro sanitário ou na rua, pois são produtos que podem ser reutilizados indefinidamente. Não há necessidade de jogá-los fora, para se acumular no aterro sanitário, trazendo prejuízos para gerações futuras.