Como descartar saco armazenador de leite materno

Como descartar saco armazenador de leite materno? Devo jogar no lixo comum junto dos restos de alimentos orgânicos, ou será que pode colocar para reciclar com os produtos plásticos? Se você utiliza os sacos para armazenar leite materno, neste post trazemos algumas dicas de descarte consciente deste tipo de produto.

Dicas para descartar saco armazenador de leite materno

Os sacos ou bolsas para armazenar leite materno, normalmente são feitos de polipropileno (PP) com silicone. Mas também existem alguns feitos de politereftalato de etileno (PET) com polietileno (PE) e outras misturas de plástico. Infelizmente a maioria destes sacos armazenadores de leite materno não são recicláveis, pois a separação dos componentes é bastante difícil e podem conter componentes não recicláveis.

Mas sempre verifique o rótulo da marca do saco que você comprar, para ver se possui o símbolo da reciclagem. Por exemplo, a marca Lansinoh especifica que os sacos de armazenamento deles são sim recicláveis.

Caso os sacos que você comprou não possam ser reciclados, recomendamos tentar reutilizá-los para outros fins. Não reutilize para guardar leite materno, pois pode contaminar o leite e trazer problemas para o bebê. Estes tipos de sacos são considerados descartáveis, portanto devem ser utilizados com o leite apenas uma vez e depois serem descartados.

Como descartar saco armazenador de leite materno
Dicas para descartar saco armazenador de leite materno

Algumas coisas que você pode fazer com os sacos são:

  • Congelar frutas cortadas para preparar vitaminas;
  • Guardar medicamentos como xaropes ou outros que podem vazar;
  • Proteger o celular na bolsa, para casos de chuva forte;
  • Usar como necessaire para guardar produtos de banheiro em viagem;
  • Congelar sobras de bebidas ou sucos;
  • Congelar sopas;
  • Embalar frutas para levar para escola.

Essas são algumas dicas para reaproveitamento das bolsas para guardar leite materno.

Evite ao máximo o descarte, principalmente se o produto não for reciclável. Pois ele irá permanecer anos no aterro sanitário sem se decompor, trazendo prejuízos para gerações futuras. Se o que tiver comprado não for reciclável, dê preferência para marcas que possam ser recicladas.