Como descartar embalagem de sabonete

Como descartar embalagem de sabonete? Devo jogar no lixo comum juntos dos resíduos de alimentos que são levados pela coleta de lixo? Ou será que podem ser reciclados? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de embalagens de sabonetes, sempre pensando na melhor maneira para o meio ambiente.

Dicas para descartar embalagem de sabonete

As embalagens de sabonete são normalmente feitas de papelão e plástico, podendo conter inclusive os dois tipos de embalagens em um só produto. Esses são componentes que podem ser reciclados. Portanto, você não deve jogar nunca no lixo comum, junto dos resíduos de alimentos! Principalmente as de plástico, que vão levar centenas de anos para se decompor no aterro sanitário.

Como descartar embalagem de sabonete
Dicas para descartar embalagem de sabonete

É importante ter atenção, pois existem algumas marcas que possuem uma embalagem de paninho fino em volta do sabonete. Este tipo de embalagem não é reciclável, somente a de plástico e de papel. A maioria contém o símbolo de reciclagem na embalagem, mas tem algumas de papel que não vêm com símbolo, mesmo assim são recicláveis pois é papel.

Separe as embalagens com os produtos de papel ou produtos de plástico que serão recolhidos pela coleta de reciclagem de onde você mora. Se não houver coleta residencial na sua cidade, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem o cadastro desses tipos de empresas. Você mesmo pode entregar as embalagens no local.

Caso você goste de artesanato, existem várias ideias criativas com caixinhas de sabonete no YouTube em português, e outras em inglês. Você pode criar chaveiros de post it, criar mini prateleiras para guardar bijuterias e esmaltes, organizadores de canetas e post it, bolsinhas para surpresa de festa de aniversário e muito mais.

Evite ao máximo jogar no lixo comum que será levado para o aterro sanitário, principalmente as embalagens plásticas, pois demoram muito mais tempo que as de papel para se decompor no meio ambiente. Se preferir, compre apenas sabonetes que venham em caixinhas de papel, isso já estará ajudando, e muito, o meio ambiente.