Como descartar aromatizador e difusor elétrico

Como descartar aromatizador e difusor elétrico? Devo jogar no lixo comum com resíduos de alimentos? Será que estes aparelhos podem ser reciclados? Neste post trazemos algumas dicas sobre como fazer descarte consciente do aromatizador/difusor elétrico, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar aromatizador e difusor elétrico

Aromatizadores ou difusores elétricos são equipamentos eletrônicos com tomadas, que espalham o aroma da essência no ar, pelo contato com o calor gerado pela eletricidade. O líquido atinge uma temperatura ideal para os óleos essenciais espalharem seu perfume.

Esses aromatizadores/difusores com tomadas são feitos de partes plásticas, metálicas e circuito eletrônico. Portanto, são tipos de materiais recicláveis. Mas, infelizmente, apesar de serem recicláveis, não parece haver reciclagem deste produto no Brasil.

Caso queira tentar, você pode verificar se a reciclagem de eletrônicos da sua cidade aceita estes tipos de produtos. Se não souber onde fica o posto de reciclagem de eletrônicos, entre em contato com a prefeitura de onde você mora, pois eles possuem cadastro destes tipos de empresas.

Se não houver reciclagem de difusores elétricos onde mora, a dica que damos é tentar reaproveitar o aromatizador/difusor o máximo possível. No YouTube existem algumas dicas de reaproveitamento de difusores elétricos, para reutilizar até que o pavio estrague. É possível adicionar outras essências, criar essência com mistura de amaciantes, utilizar perfumes e outros produtos, para continuar espalhando o aroma pela casa. Existem inclusive vídeos mostrando como trocar e criar pavios, para continuar utilizando quando ele estraga.

Como descartar aromatizador e difusor elétrico
Dicas para descartar aromatizador e difusor elétrico

Portanto, o ideal é evitar o descarte, principalmente se em sua cidade não houver opção de reciclagem destes produtos. Como são feitos de plástico e partes eletrônicas, vão demorar centenas de anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras.

OBS: Lembrando que os fabricantes não falam sobre o reaproveitamento destes aparelhos, essas dicas são pessoas no YouTube que criaram. Não temos como saber se vai continuar funcionando da maneira correta ou se é segura a reutilização.