Como descartar acendedor de fogão

Como descartar acendedor de fogão? Devo jogar no lixo comum junto de resíduos de alimentos de cozinha, ou será que estes aparelhos podem ser reciclados? Neste post trazemos algumas dicas sobre descarte consciente de acendedor de fogão, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar acendedor de fogão

O acendedor multiúso que pode ser utilizado para acender fogão, churrasqueira, vela, fogueira e outros produtos, é normalmente feito de partes plásticas e metálicas, podendo conter gás para gerar chama, ou outra forma para gerar apenas faísca sem chama. Alguns podem ser reutilizados ilimitadamente adicionando gás ou trocando bateria, outros descartáveis podem ser usados para mais de 3 mil acendimentos e ficam inutilizados depois.

Apesar de serem produzidos de plástico e metal, são como os isqueiros descartáveis, são tipos de plásticos que não podem ser reciclados. Portanto, vão se acumular no aterro sanitário, pois levam anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras com enchentes e destruição da vida marinha.

Mas e então, devo utilizar fósforos ao invés do acendedor? A verdade é que não. Apesar de serem biodegradáveis, os fósforos também são prejudiciais ao meio ambiente por serem feitos de madeira. O que muitas pessoas não lembram é que, para produzir os fósforos, é necessário destruir centenas de milhares de árvores.

Como descartar acendedor de fogão
Dicas para descartar acendedor de fogão

Para reduzir o descarte, o ideal é dar preferência para acendedor de fogão elétrico recarregável, já existem várias alternativas à venda. Busque pelo que tenha qualidade melhor, para garantir uma maior durabilidade. Apesar de também terem um limite de utilização, ele pode ser carregado com cabo USB e não utiliza gás butano, extraído de recursos finitos como petróleo.

Portanto, como não existe reciclagem para acendedores de fogão, o recomendado é dar preferência para aqueles que poderão ser utilizados por mais tempo, evitando assim o descarte, reduzindo o impacto ambiental.