Como descartar bicarbonato de sódio vencido

Como descartar bicarbonato de sódio? Posso jogar direto no lixo ou ele tem alguma utilidade mesmo vencido? Neste post trazemos algumas dicas do que fazer com o bicarbonato de sódio, quando já não puder ser utilizado para receitas e outras finalidades que seria utilizado enquanto ainda está bom.

Dicas para descartar bicarbonato de sódio

Conforme especificado em sites da web, o bicarbonato de sódio pode durar até seis meses após aberto ou granel, se armazenado em recipiente hermético, local seco e fresco. Portanto, possui uma durabilidade bastante longa. Uma maneira de saber se ainda não perdeu suas propriedades, é colocando uma colher de chá de bicarbonato em um prato com três colher de sopa de vinagre. Se fizer bolhas, ainda está potente.

Se achar que não será bom para o que planeja utilizar, o bicarbonato de sódio pode ser espalhado ao redor do local onde faz compostagem, para absorver os odores ruins. Ou também pode ser jogado na terra adubada, para neutralizar o mau cheiro da mesma.

O bicarbonato consegue remover o mau cheiro, pois mata micróbios e fungos responsáveis por produzi-lo. Justamente por isso não deve ser jogado dentro da compostagem, pois você não quer matar os micróbios que fazem o trabalho de quebrar os ingredientes do composto em nutrientes para jardim. Caso queira reduzir o mau cheiro da sua compostagem, você precisa corrigir o problema que está causando este mau cheiro. Normalmente ele é causado pela umidade ou pelo equilíbrio de matéria marrom e verde.

Quem trabalha com plantas também pode usar o bicarbonato como:

  • Fungicida natural – misture 4 colheres de sopa para cada 5 litros de água e borrife. Além de fungicida, ele também atua como bactericida.
  • Controle de ervas daninhas – jogue bicarbonato de sódio nas fendas dos cimentos e locais onde as ervas daninhas costumam nascer. Repita até elas não voltarem mais.
  • Repelente animal – jogue bicarbonato ao redor de hortas ou jardins, onde não quer que seja atacado por formigas e coelhos.
Como descartar bicarbonato de sódio vencido
Dicas para descartar bicarbonato de sódio vencido

Outras utilidades para o descarte de bicarbonato

Também pode ser utilizado na lavagem das mãos e funciona como um leve esfoliante, parecido com o sal. Ou para limpar superfícies, para tirar mau cheiro de caixa de gato, para lavar bebedouro e comedouro de cachorro e gato etc.

Outra utilidade é na limpeza de estofado de sofás e outros estofados que estejam com mau cheiro. Jogue o bicarbonato de sódio por cima do estofado para absorver o mau cheiro, e deixe agir uns 15 a 20 minutos. Se for mancha, misture um partes iguais de bicarbonato e água, e passe no local manchado, deixando agir pelo mesmo tempo. Aspire com aspirador de pó se estiver seco, no caso da pasta de bicarbonato passe pano/papel-toalha para remover o excesso e depois aspire.

O bicarbonato de sódio tem várias utilidades, mesmo após vencido ou não estando potente suficiente. Caso não queira fazer nada disso, você pode jogar no ralo e depois jogar água quente, para ajudar a remover sujeira que possa estar acumulando no cano.