Como descartar band-aid

Como descartar band-aid? O que fazer com o band-aid (curativo) utilizado em ferimentos? Será que tem alguma forma de reciclar? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de band-aid, sempre pensando na melhor maneira para o meio ambiente.

Dicas para descartar band-aid

Band-aids são como fraldas e absorventes íntimos, infelizmente não podem ser reciclados quando estão limpos nem quando estão sujos de sangue, pus e outros contaminantes. Para piorar, os band-aids ou curativos são, em sua maioria, produtos plásticos com adesivo. Alguns são feitos de látex de borracha. Irão levar centenas de anos para se decompor no aterro sanitário, trazendo problemas para gerações futuras.

A única notícia boa é que não costumam ter prazo de validade, portanto vede bem o pacote após aberto, para não contaminar com poeira e mofo. Assim você poderá utilizar até o final.

Nunca reaproveite band-aid, não importa para o que você utilizou, mesmo que aparente estar limpo, você pode contaminar seu ferimento, causando um problema pior.

Existem pesquisas sendo realizadas para criar curativos biodegradáveis, pesquisadores da UFRN no Brasil desenvolveram um curativo biodegradável que, além de proteger ferimentos da exposição, ajuda na cicatrização, através da liberação de ativos com propriedades anti-inflamatórias, e não precisa ser trocado ou removido. O projeto ainda está em desenvolvimento.

Como descartar band-aid
Dicas para descartar band-aid

Uma empresa australiana criou um curativo biodegradável ecologicamente amigável. Chamado de Patch Strips, ele possui versões em fibra de bambu orgânico, carvão ativado, aloe vera e óleo de coco. Portanto, contém apenas componentes orgânicos que se degradam rapidamente no meio ambiente e na compostagem, por volta de 10 semanas. Infelizmente não está à venda no Brasil, mas a empresa exporta para outros países.

Enquanto não existe maneira de melhorar o descarte destes tipos de curativos, o ideal é utilizá-los como último recurso. Não esqueça de colocar a caixa para reciclagem. E tenha cuidado com seus ferimentos! Nunca utilize panos sujos ou outros produtos para cobrir machucados abertos, pois pode pegar infecção.