Como descartar produtos da Apple

Como descartar produtos da Apple? Devo jogar no lixo comum, que é levado para o aterro sanitário? Ou a Apple possui serviço de reciclagem para seus eletrônicos no Brasil? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de produtos eletrônicos da Apple. Sempre pensando na melhor alternativa, para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar produtos da Apple

Os equipamentos eletrônicos da Apple são como outros aparelhos eletrônicos, feitos de partes plásticas, metálicas e circuitos eletrônicos, além da bateria que pode ser tóxica, caso ocorra vazamento. Portanto, não devem nunca ser jogados no lixo comum, que é levado ao aterro sanitário. Eles irão se acumular, trazendo problemas para as gerações futuras.

No Brasil existe a opção de reciclagem de produtos eletrônicos, eles são especificados na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta Lei Nacional especifica que os fabricantes precisam oferecer opção de logística reversa para descarte. Neste caso você pode enviar o dispositivo para o fabricante, e eles irão realizar o descarte correto do mesmo, com reciclagem ou não. O mesmo vale para os equipamentos da Apple.

No Brasil a Apple oferece a opção de entrar em contato com o reciclador deles, para envio dos equipamentos para reciclagem gratuita. Se você mora perto de alguma Apple Store, você pode levar os dispositivos, cabos, caixas e manuais pessoalmente nas loja. A loja ficará responsável do envio para reciclagem, não há cobrança de tarifas.

Como descartar produtos da Apple
Dicas para descartar produtos da Apple

Conforme especificado no site oficial, se você não mora perto de Apple Store, deve entrar em contato com o reciclador pelo e-mail irecycle@essencis.com.br. O e-mail parece ser da Essencis MG Soluções Ambientais, empresa que faz tratamento e destinação final de resíduos sólidos industriais e urbanos por meio de tecnologias sustentáveis.

Atenção!! Antes de entregar seu equipamento na loja ou de entrar em contato com a empresa recicladora, é importante realizar a formatação do seu aparelho, para remover todas as informações pessoais e confidenciais. Não esqueça de desconectar o aparelho do Buscar iPhone ou Buscar iPad.