Como descartar talheres de bambu

Como descartar talheres de bambu? Devo jogar no lixo comum junto dos resíduos de alimentos da cozinha, ou será que eles podem ser reciclados? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de talheres de bambu, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar talheres de bambu

Talheres de bambu são opções mais sustentáveis do que os talheres descartáveis de plástico e de outros materiais utilizados em festas e eventos. Eles podem ser lavados (com pouca água) e reutilizados diversas vezes, até quebrarem ou apodrecerem. Alguns duram até 10 anos. Além disso, se decompõem muito mais rápido no meio ambiente do que o plástico, que leva centenas de anos.

Os talheres de bambu podem ser colocados na compostagem, mas precisa ser compostagem industrial. É improvável que se decomponham rapidamente em composteira doméstica, caso queira colocar, será preciso de uns 3 anos para se decompor. Na compostagem industrial, o bambu leva menos de 180 dias para se decompor por completo, podendo levar apenas 45 dias. No Brasil existem empresas que fazem compostagem industrial, mas não são muito comuns, portanto pode ser que não exista na sua cidade.

Se não houver compostagem, você pode reutilizar os talheres de bambu em outras coisas como, por exemplo, suporte para planta nos vasos. Quem tiver jardim, pode quebrar os talheres em pedaços e jogá-los na terra para se decompor, como se fosse uma madeira de árvore caída.

Existem algumas marcas de talheres de bambu que podem ser reciclados, mas talheres que tiverem produtos químicos ou artificiais misturados em sua composição, não podem ser reciclados. Sempre verifique a embalagem pelo símbolo de reciclagem, se houver, pode separá-lo junto dos produtos que serão levados pela coleta de reciclagem.

Como descartar talheres de bambu
Dicas para descartar talheres de bambu

Não havendo opção, infelizmente você terá que jogar no lixo comum junto de resíduos de alimentos, que serão levados pela coleta de lixo para o aterro sanitário. No aterro eles irão se decompor mais rapidamente que plástico.

É importante lembrar que existem algumas desvantagens dos produtos de bambu em relação aos de plástico e madeira. É um material mais caro, precisa de mais matéria-prima para produzi-los, e como é um produto relativamente novo, existem poucos fornecedores. Também há o risco de aumento no desmatamento para plantar bambus, causando danos ecológicos. Mesmo assim, os danos ainda são menores dos que os causados pelos produtos plásticos.