Como descartar prendedor binder de metal

Como descartar prendedor binder de metal? Pode jogar no lixo comum com resíduos de alimentos? Ou podem ser separados com produtos de metal para reciclagem? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de binder clips, mais conhecidos como prendedores binder no Brasil.

Dicas para descartar prendedor binder de metal

Os prendedores de metal binder são materiais de escritório utilizados para prender papéis e documentos, e muito úteis para prender pacotes de alimentos na cozinha. Geralmente feitos de metal, com dois pinos em uma extremidade que podem ser dobrados para segurar o papel que estiver prendendo, e uma alça de metal para abrir e fechá-lo. Vêm sendo mais utilizados do que os antigos clips de papel ou grampeadores, por conseguirem segurar uma quantidade maior de papel.

Como falamos no início, são produtos feitos de metal, com versões que podem conter partes plásticas. Antes de realizar o descarte, caso o produto ainda esteja em condições de ser utilizado, sempre recomendamos que você doe para alguém que possa utilizar. Verifique se algum colégio local não gostaria de ficar com os produtos. Geralmente evitar o descarte é a melhor opção.

Apesar de serem feitos de metal, esses prendedores binder possuem outros materiais em sua mistura, dificultando sua reciclagem. Alguns países possuem reciclagem para eles, mas não conseguimos encontrar informações específicas sobre sua reciclagem no Brasil. Portanto, você precisará verificar diretamente com o posto de reciclagem de metal da sua cidade. Caso não saiba onde fica, entre em contato com a prefeitura, eles possuem cadastro dessas empresas.

Como descartar prendedor binder de metal
Dicas para descartar prendedor binder de metal

Se não existir reciclagem na sua cidade, reutilize o binder para evitar seu descarte. Algumas dicas sobre sua reutilização:

  • Utilize para segurar fotos, virados de cabeça para baixo;
  • Para prender notas autoadesivas (post it) juntos;
  • Para fechar embalagens de biscoitos, arroz, e outros produtos de cozinha;
  • Para segurar o saco de lixo dentro da lixeira;
  • Como organizador de cabos elétricos;
  • Como suporte para celular.

Não existe reciclagem onde mora e não tem como reaproveitar os binders, pois estragaram? Neste caso não tem jeito, descarte junto dos resíduos de alimentos que são levados para o aterro sanitário. Infelizmente, este é mais um tipo de produto que é útil, mas causa bastante impacto na natureza, trazendo prejuízos para gerações futuras, e danos para fauna local.