Como descartar cera de polimento

Como descartar cera de polimento? Pode jogar pelo ralo da pia ou derramar no vaso sanitário? Será que pode separar para descarte junto dos resíduos de alimentos? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de cera para polimento de madeira, polimento de carro e outros tipos de cera.

Dicas para descartar cera de polimento

Existem tipos diferentes de ceras para polimento de madeira, de carro, polimento do chão da casa e outras. Em sua maioria são feitas da combinação de cera de abelha (cera alba), óleo mineral, óleo de linhaça e outros aditivos. Muitas pessoas acham que é um produto natural, mas não são e podem ser perigosas para fauna e flora, se descartadas de maneira errada. Além disso, ceras automotivas são corrosivas e causam irritação à pele.

A cera não deve ser jogada pelo ralo da pina e muito menos pelo vaso sanitário, pois ela pode se aderir às paredes internas do encanamento da casa, causando entupimento e problemas na tubulação.

Infelizmente as ceras não podem ser recicladas, não é um produto facilmente reciclável, principalmente quando misturada à sujeira e resíduos. Se você tiver ceras para polimento que ainda possam ser utilizadas, o recomendado é não descartar e doar para algum lugar ou alguém que possa utilizar até acabar com o produto.

Como descartar cera de polimento
Como descartar cera de polimento?

Mas caso o produto não esteja bom para ser utilizado, com corpos estranhos ou consistência esquisita, não tem jeito. Você terá que descartar no lixo que é levado pela coleta de lixo para o aterro sanitário, pois não é simples encontrar empresas que realizem tratamento desses resíduos.

Se a pessoa tiver muita quantidade de cera para descarte, talvez seja necessário entrar em contato com empresa que realize descarte de resíduos perigosos, eles podem realizar incineração ou o aterramento, conforme a regulamentação local.

Como é possível perceber, o ideal é a redução do consumo dessas ceras de polimento, tente utilizar com moderação e evite ao máximo seu descarte.