Como descartar vaporizador de roupa

Como descartar vaporizador de roupa? Devo jogar no lixo comum com resíduos de alimento, quando ele estragar? Ou será que pode ser separado para reciclagem? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de vaporizador de roupa, que vem ganhando cada vez mais popularidade com os anos.

Dicas para descartar vaporizador de roupa

O vaporizador de roupa, também conhecido como steamer, é um aparelho eletrônico utilizado para passar roupas, pois ele consegue remover rugas e amassados dos tecidos, sem precisar passar ferro de passar. Funciona pela emissão de vapor de água, que relaxa as fibras do tecido, fazendo as rugas se soltarem e deixando o tecido liso. Além disso, é mais simples de utilizar do que o ferro de passar, basta encher o reservatório de água e ligar o dispositivo, que ele começa a soltar o vapor. A pessoa pode passar rapidamente pela roupa, sem necessidade de mesa de passar e de ficar com dor na coluna.

A maioria dos vaporizadores de roupa doméstico são feitos de partes plásticas e metálicas, inclusive aço inoxidável, com circuito eletrônico ou bateria para o aquecimento do reservatório de água. Alguns possuem bomba ou algum tipo de motor, para impulsionar a água e criar a pressão.

Pela sua composição, sabemos que sua decomposição levará centenas de anos no meio ambiente. Portanto, não descarte o vaporizador de roupa junto dos resíduos orgânicos! Seu acúmulo no aterro sanitário poderá trazer prejuízos para gerações futuras.

É por isso que os vaporizadores de roupa estão na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que especifica que os fabricantes devem possuir a opção de logística reversa para o descarte correto do equipamento. Antes de procurar outra maneira de descarte, tente contato com o fabricante do seu vaporizador, para saber se eles possuem o serviço de logística reversa. Se houver, você pode enviar para eles e eles irão realizar o descarte conforme as leis do local.

Alternativas à logística reversa do vaporizador

No caso do fabricante não ter este serviço, ou caso ele tenha falido e não exista mais a marca, recomendamos separar junto de outros produtos eletrônicos que serão recolhidos pela coleta de reciclagem da sua cidade. Se não houver coleta residencial, você mesmo pode entregar o vaporizador de roupa no posto de reciclagem. Para saber o endereço da reciclagem de produtos eletrônicos, entre em contato com a Prefeitura de onde você mora, eles costumam ter cadastro desses tipos de empresas.

Como descartar vaporizador de roupa?
Dicas para descartar vaporizador de roupa

Outra maneira de encontrar postos de coleta de reciclagem é acessando o site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. Preencha com seu CEP e depois escolha o vaporizador de roupas dentro do campo produtos. Os endereços e telefones dos postos de coleta aparecerão na tela.

Não havendo postos de reciclagem deste produto onde você mora, recomendamos tentar entregar em alguma assistência técnica da marca do seu vaporizador. Talvez eles queiram ficar com o produto para consertar e revender.

Evite ao máximo o descarte junto de lixo de cozinha e outros resíduos que serão levados para o aterro sanitário. Conforme especificamos no início do post, este equipamento eletrônico leva centenas de anos para se decompor no meio ambiente.