Como descartar termômetros digitais

Como descartar termômetros digitais? Devo jogar no lixo comum junto dos resíduos de alimento ou será que pode ser separado com produtos para serem reciclados? Neste post trazemos algumas dicas sobre como realizar o descarte consciente de termômetros digitais, sempre pensando na melhor maneira para o meio ambiente.

Dicas para descartar termômetros digitais

Apesar dos termômetros digitais terem surgidos para acabar com os antigos perigosos termômetros de mercúrio, eles também podem contribuir com a destruição do meio ambiente. São produtos eletrônicos que possuem partes de metal, de plástico, circuitos eletrônicos e, alguns possuem até baterias. Devido a esses componentes, demoram centenas de anos para se decompor no meio ambiente. Portanto, não deveriam ser jogados no lixo comum com alimentos, pois poderão trazer problemas para gerações futuras.

Como descartar termômetros digitais
Dicas para descartar termômetros digitais

Como são produtos eletrônicos, eles deveriam fazer parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos criada pelo Governo Federal, na qual o fabricante fica responsável pelo descarte correto do produto estragado, disponibilizando a logística reversa para os clientes. Mas conforme verificamos, eles ainda não estão na lista dos produtos objeto de logística reversa.

No mundo ideal deveríamos ter a opção de reciclagem de termômetros digitais, mas pelo que conseguimos constatar, parece não haver esta opção no Brasil. Esse produto não aparece nem mesmo no site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos.

Caso queira verificar, você pode tentar levar em algum posto de reciclagem da sua cidade, que realize reciclagem de produtos eletrônicos ou de materiais plásticos. Se não souber onde fica, basta entrar em contato com a prefeitura, que eles possuem cadastro desses tipos de empresas.

Por não ser um produto de fácil descarte, uma opção seria tentar entrar em contato com a assistência técnica da marca, talvez eles aceitem ficar com o equipamento para conserto e revenda. Não sendo possível, infelizmente o que resta é jogar no lixo comum junto dos restos de alimentos. Portanto, recomendamos que você tente utilizar seu termômetro digital o máximo possível, evitando assim seu descarte.