Como descartar CD e DVD

Como descartar CD e DVD? Qual melhor maneira de se desfazer de CDs e DVDs usados? Pode jogar fora no lixo comum ou é prejudicial ao meio ambiente? Neste post explicaremos a melhor maneira de jogar fora estes produtos e se é possível fazer reciclagem.

Como descartar CD e DVD

O ideal é não jogar CD e DVD no lixo comum pois demora mais de mil anos para se decompor. Eles são feitos de policarbonato, acrílico e prata, que pode contamiar o meio ambiente e trazer consequências graves para nossa saúde. Principalmente pelo metal presente.

Como descartar CD e DVD
Como descartar CD e DVD

Estes materiais são totalmente recicláveis, mas mesmo sendo recicláveis o processo não é muito comum no Brasil por ser muito caro. Devido à quantidade de componentes presentes, necessitam de muitas separações antes da reciclagem.

Doação

Por isso antes de procurar um local para reciclar o ideal é tentar encontrar alguma pessoa que queira os CDs ou DVDs usados. Tente doar para amigos, se não tiver, doe para lojas ou bazares ou locais que aceitem doações de CD e DVD. Normalmente mesmo arranhados eles podem ser reaproveitados, sendo possível recuperar o material.

Artesanato

Não encontrando ninguém para doar, faça artesanato com eles. Tem diversos vídeos no YouTube ensinando diversas dicas diferentes sobre reaproveitamente de CDs e DVDs, um deles você confere abaixo:

Não sendo possível doar nem reaproveitar, entre em contato com a Prefeitura da sua cidade para descobrir se existe opção de reciclagem de CDs e DVDs onde você mora.

Atenção! CDs ou DVDs com informações sigilosas devem ser destruídos antes de jogar fora! Quebre-os ou corte a parte prateada, para garantir que outras pessoas não terão acesso às informações gravadas.

Portanto, tente todas as formas possíveis antes de jogar o produto no lixo comum, o meio ambiente agradece.

Deixe um Comentário