Como descartar cartucho

Como descartar cartucho e toner? Qual melhor forma de jogar fora toner ou cartucho de impressora para não contaminar o meio ambiente? Pode reciclar? Existe logística reversa? Responderemos estas perguntas abaixo.

Como descartar cartucho e toner

Tanto o toner quanto o cartucho não devem ser jogados no lixo comum pois contém substâncias que podem contaminar o meio ambiente, com a chuva acabam impregnando o solo e chegando na água que bebemos. Só no Brasil por dia são jogados fora 1 milhão de cartuchos.

Além do plástico que compõe a carcaça dos cartuchos, eles contém produtos químicos como butil ureia, ciclohexanona, corantes que contém enxofre, dióis acetilenicos etoxilados que modificam a tensão superficial da água e vários outros compostos prejudiciais para nosso planeta. Ele leva 1000 anos para se decompor no aterro sanitário.

Como descartar cartucho e toner
Como descartar cartucho e toner

Reciclagem

Os cartuchos podem sim ser reciclados e a melhor maneira de fazer isso é entrando em contato com a fabricante do cartucho. Isto mesmo, existe logística reversa de cartuchos e toner. Você devolve o produto para o fabricante que este irá fazer o descarte consciente.

Primeiro embale os cartuchos em papel de jornal ou plástico bolha e coloque dentro de caixa de papelão. Depois entre em contato com o fabricante.

Abaixo listamos como entrar em contato com as marcas:

  • HP Planet Partners – programa de reciclagem da HP sendo possível entregar em uma loja parceira da marca ou solicitar coleta no local (cinco ou mais cartuchos);
  • Samsung – parceria com a HP e Simpress, basta falar com a empresa pelo telefone 11 4090-1590, aceitam inclusive impressoras;
  • Epson Brasil – mais de 110 lojas qeu aceitam cartuchos ou garrafas de tinta Epson;
  • Lexmark Brasil – entre em contato pelo site para programar a entrega ou coleta dos cartuchos;
  • Brother Brasil – possuem tanto reciclagem para consumíveis laser quanto para tinteiros.

Existem cooperativas em alguns estados que fazer a reciclagem de cartuchos e toners. Neste caso aconselhamos a entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade para eles indicarem corretamente o endereço do local.

Portanto tente não jogar no lixo, procure algum posto próximo à sua casa, se não houver, verifique se é possível enviar pelos Correios. Todos nós precisamos pensar no meio ambiente, senão o que será das gerações futuras?

Deixe um Comentário