Como descartar lata de tinta com e sem tinta

Como descartar lata de tinta? A tinta de pintura é composta por diversos componentes químicos que são prejudiciais ao meio ambiente. É importante saber onde fazer o descarte correto, principalmente se você tem latas de tintas vencidas e cheias. Explicaremos abaixo as melhores maneiras de jogar lata de tinta fora.

Como descartar lata de tinta

O importante é nunca jogar no lixo comum e derramar a sobra de tinta pelo ralo da casa ou do local onde estiver sendo realizada a obra. Os componentes químicos da tinta penetram no solo e atingem o lençol freático contaminando rios e a água que bebemos.

E tem mais, se os componentes da tinta forem voláteis e o local de descarte for um ambiente fechado, podem ocorrer explosões pela liberação dos gases da tinta.

Doe a lata de tinta

Se a tinta ainda não estiver vencida doe para outras pessoas, para algum conhecido que vá fazer obra ou até para alguma pessoa que trabalhe com estes tipos de produtos, pois eles podem reaproveitar em outras casas.

Como descartar lata de tinta
Como descartar lata de tinta e restos de tinta para não poluir o meio ambiente

Esta é a maneira mais recomendada de descarte, doando.

Descarte dos restos de tinta

As tintas não podem ser recicladas, por isso é importante tentar a doação antes de jogá-la fora. Para descartar a tinta corretamente vai depender do tipo que ela é:

Tinta látex a base de água

Pode deixar a lata aberta em local com ventilação até solidificar. Se for quantidade pequena derrame em cima do jornal e deixe endurecer. Se a quantidade for grande vai demorar, misture areia de gato ou jornal picado na tinta, que ela vai solidificar mais rápido.

Depois é só jogar a tinta solidificada fora no lixo comum para ser enviado ao aterro sanitário ou local de descarte de resíduos da construção civil.

Se a tinta está dura dentro da lata, ela pode ser deixada dentro da lata se você for enviar a lata para reciclagem, a própria empresa de reciclagem irá descartar corretamente.

Tinta a base de óleo (solvente)

As tintas a base de óleo são mais perigosas pois são tóxicas, por isso deveriam ser enviadas para reciclagem. Mas no Brasil este serviço praticamente não existe, poucas empresas compram resíduos de tintas. Mesmo sendo descartados por mês mais de 7 mil litros de tinta solvente no aterro sanitário.

O jeito é deixar endurecer do mesmo jeito que fez com a tinta látex. Pode deixar endurecer dentro da lata ou misture com pedacinhos de jornal ou areia. Assim vai virar uma pedra e não correrá risco de infiltrar no solo. Depois jogue no lixo comum ou fale com a prefeitura da sua cidade para saber se tem algum local específico para descarte de tintas.

Pode reciclar as latas de tinta?

As latas de aço ou alumínio podem ser recicladas infinitas vezes, envie para um posto de reciclagem de sua cidade. Algumas empresas aceitam até mesmo a lata com tinta velha dentro, deixe a tinta endurecer com o ar.

Se possível faça furos, cortes ou use prensa para esmagar a lata e ela não ser utilizada para outras coisas devido aos poluentes presentes.

Deixe um Comentário