Como descartar lâmpadas LED, fluorescentes ou incandescentes

Quando a lâmpada na sua casa queima você joga ela direto na lixeira? Ou então coloca junto dos vidros recicláveis? Se você faz isso está fazendo de maneira errada. As lâmpadas foram mudando com o tempo, começaram como incandescentes, passaram pelas fluorescentes e agora temos a LED, versão mais econômica. Como são tipos diferentes elas terão que ser descartadas de maneira diferentes. Veja agora como descartar lâmpadas LED, fluorescentes ou incandescentes corretamente.

Como descartar lâmpadas

Lâmpadas incandescentes

São as lâmpadas antigas com filamento no meio, quando a lâmpada queima dá para ver o filamento rompido. Este tipo de lâmpada pode ser descartado no lixo comum da casa e não pode ser reciclado como vidro comum. Isto pois seu vidro é feito com pequenas partículas de metal difíceis de separar. De preferência coloque com jornal em volta para o lixeiro não se cortar quando for pegar o lixo.

Alguns locais de reciclagem aceitam este tipo de lâmpada para serem reciclados.

Lâmpadas fluorescentes e fluorescentes compactas

As lâmpadas fluorescentes, não importa se é compacta (CFL) ou não, contêm mercúrio e não podem ser descartadas no lixo comum! Este metal pesado quando entra em contato com a água contamina ela, a água não pode ser mais utilizada. Se o mercúrio for inalado pode causar problemas neurológicos e intoxicação com tosse, dor no peito, dispnéia e outros.

Estes tipos de lâmpadas têm que ser descartados separadamente. Se elas estiverem inteiras é só enrolar no jornal e colocar em um saco, depois leve até o posto de coleta. A Leroy Merlin fazia este tipo de coleta, para saber se tem na sua cidade ligue para 4020-5376 (capitais) ou 0800 020 5376 (demais regiões).

Se a lâmpada quebrou tire as pessoas de perto e não encoste no material, aguarde 15 minutos longe da lâmpada. Deixe o local ventilar. Não use aspirador. Coloque máscara e luvas e coloque os cacos em garrafa pet cortada ao meio ou algum outro pote duro que possa ser fechado e jogado foa. Se ficarem cacos use papel toalha umedecido para recolher. Feche a garrafa ou o pote. Depois coloque dentro de uma sacola e leve ao posto de coleta. Passe água sanitária no local.

Como descartar lâmpadas LED, fluorescentes ou incandescentes
Como descartar lâmpadas LED, fluorescentes ou incandescentes

A quantidade de mercúrio não é grande, mas se todas as pessoas forem jogando estas lâmpadas no lixo sem cuidados necessário, ocorrerá contaminação do solo e da água, podendo o mercúrio evaporar e causar chuva tóxica.

Lâmpadas de halogêneo

Este tipo de lâmpada possui filamento parecido com as lâmpadas incandescentes comuns, mas seu filamento é de tungsténio e contém um gás halógeneo. Elas podem ser descartadas no lixo comum e não podem ser recicladas com vidro comum, pois também possui partículas de metal misturadas com o vidro, precisa de tratamento próprio.

Caso na sua cidade tenha alguma coleta para este tipo de lâmpada entregue para eles. Se não, jogue no lixo mesmo.

Lâmpadas LED

As lâmpadas LED não contêm subastâncias tóxicas e podem ser descartadas no lixo comum. Existem centros de coleta que fazem reciclagem deste tipo de lâmpada, quem quiser pode levar até um ao invés de jogar no lixo.

Caso não saiba se onde você mora tem centro de coleta de produtos para reciclagem basta perguntar na Prefeitura da sua cidade. Eles poderão dar todos os detalhes.

Deixe um Comentário