Como descartar lentes de contato

Como descartar lentes de contato? Qual a forma correta de descarte de lente de contato? Pode jogar no lixo comum ou tem algum componente prejudicial para o meio ambiente? Vamos explicar a melhor maneira de jogar lentes de contato fora.

Como descartar lentes de contato

Para quem não sabe, as lentes de contato podem ser feitas de vidro e plástico, portanto não devem ser jogadas pelo vaso sanitário nem muito menos pelo ralo da pia. Isto porque as lentes não se decompõem com o tempo nem são filtradas nas estações de tratamento de água devido à sua flexibilidade. Elas acabam indo para o oceano podendo trazer perigos para os animais.

Portanto não jogue pelo ralo nem pelo vaso sanitário!

Como descartar lentes de contato
Como descartar lentes de contato sem causar perigo ao meio ambiente

Já existe reciclagem de lentes de contato, mas são pouquíssimas empresas que fazem este serviço por ser difícil. Elas até poderiam ser recicladas junto com plástico, mas acabam se perdendo devido à flexibilidade.

Atualmente no Brasil o recomendado é descartar no lixo comum. Enrole a lente no papel higiênico e coloque dentro de saco plástico bem fechado para não correr risco da lente se perder.

E como descartar a solução de desinfecção?

O importante da solução é nunca usar após a data de descarte. Estas soluções possuem duas datas, data de descarte, que é a data para a solução ser jogada no lixo após aberta, e data de vencimento, que é a última data que o produto ainda é eficaz antes de ser aberto.

Saiba como cuidar da lente de contato corretamente.

Não use solução além da data de descarte pois poderá causar contaminação da lente e levar infecção severa com perigo de perda de visão e cegueira.

As soluções de desinfecção de lentes podem ser descartadas pelo ralo ou no vaso sanitário, pois não possuem componentes tóxicos perigosos para nossa saúde.

Deixe um Comentário