Como descartar glitter e purpurina

Como descartar glitter e purpurina? Eles são reciclável ou é prejudicial ao meio ambiente? Pode jogar no lixo comum da casa para levar ao aterro sanitário? Neste post falaremos sobre as melhores formas de jogar glitter fora.

Descartar glitter e purpurina

O glitter e a purpurina são duas coisas diferentes mas parecidas. O glitter é um produto mais grosso que a purpurina e recomendado para uso na pele. Já a purpurina é uma mistura de pós metálicos que pode conter metais pesados, por isso não deve ser utilizada na pele.

Tanto o glitter quanto a purpurina não são recicláveis! Infelizmente eles contribuem (e muito!), para a poluição do meio ambiente. As partículas de microplástico e alumínio levam anos para se decomporem na natureza, principalmente porque contêm diversos produtos químicos em sua composição.

Como descartar glitter e purpurina
Como descartar glitter e purpurina

O principal sobre o descarte destes dois tipos de produtos é parar de comprá-los, sim, pois o descarte é muito difícil. Se as pessoas pararem de comprar, os mesmos não serão mais fabricados e vendidos. Nunca use glitter em slime, além do glitter ser prejudicial ao meio ambiente, a slime também é!

O glitter pode ser reaproveitado indefinidamente, é um produto que não destrói. Portanto se você tem muita quantidade, pode reutilizá-lo para decorar peças dentro de casa, faça murais que não serão destruídos, cole em jarras de vidro, tem que ser projetos onde o glitter e a purpurina possam ficar presos e não serão descartados.

Se não quiser utilizar os produtos de maneira nenhuma, tente doar para algum local que receba e vá fazer um uso permanente para eles. Algumas dicas são locais que fazer artesanato ou produções artísticas, que não vão jogar o glitter e a purpurina no lixo.

Não encontrando opção então coloque dentro de pote plástico ou garrafa pet com tampa, bem fechado. Assim não corre o risco deles caírem do pote. Depois coloque no lixo comum para ser levado pelo coletor de lixo.

Qual alternativa para não usar glitter?

Para não ficar poluindo o meio ambiente, uma dica é comprar glitter e purpurina biodegradáveis, que são feitos à base de celulose e levam menos tempo para se decomporem no meio ambiente.

Outra opção é fazer glitter ecológico usando gelatina vegetal com alga ágar, tem vários vídeos no YouTube ensinando.

Deixe um Comentário