Como descartar hidratante vencido? Pode jogar hidratante velho no ralo da pia do banheiro ou é prejudicial ao meio ambiente? Neste post explicaremos as melhores formas de descarte de hidratante vencido ou não.
Como descartar hidratante
Antes de mais nada, é importante que as pessoas saibam que hidratante possui sim data de validade, não é um produto que dura indefinidamente.
A maioria dos produtos para pele, mesmo os que contêm ingredientes naturais, possuem conservantes que o deixam frescos por mais tempo. Mas como qualquer outro produto, eles perdem sua função ideal ao longo do tempo. O recomendado é jogar um hidratante fora em seis meses a um ano após abertos. Algumas pessoas consideram dois anos, mas verifique o aspecto antes de passar na pele, pois as bactérias entram em contato com o creme assim que você abriu a embalagem.
Se notar cheiro ou textura estranha antes destes dois anos, nem passe o produto na pele, descarte.
Se o seu hidratante estragou ou se já passou a data de validade após aberto, informada pelo fabricante, você pode jogá-lo fora. Mas não jogue pela privada ou pelo ralo da pia! Dependendo do tipo de hidratante, poderá contaminar o solo e água. Apenas se forem produtos aquosos você pode jogar pelo ralo.
Primeiro entre em contato com o fabricante, alguns deles possuem logística reversa, no qual você pode enviar produtos vencidos e eles fazem o descarte consciente.
Se o fabricante não tiver este serviço, passe todo o hidratante para um pote de vidro com tampa que veda, para o hidratante não vazar. Raspe bem a embalagem e depois lave-a, se ela for de plástico você pode colocá-la para reciclagem.
Se tiver outros cosméticos para jogar fora, pode colocar dentro deste mesmo vidro. Quando terminar feche bem e passe fita adesiva, de preferência silver tape, para não abrir de maneira alguma. Se necessário embrulhe com jornal para não quebrar. Depois coloque no lixo comum para ser levado pela coleta de lixo.
Pode reutilizar hidratante?
O hidratante não deve ser reutilizado para nada, principalmente após o vencimento. Se o produto não estiver vencido, recomendamos doar para algum conhecido que possa utilizar o produto que você não quer mais.