Como descartar comprovante de cartão de crédito e débito

Como descartar comprovante de cartão de crédito e débito? O que se deve fazer com os recibos de cartão de crédito ou de débito que recebemos das lojas? Será que é seguro jogar no lixo comum? Traz algum perigo ao meio ambiente? Abaixo explicaremos as melhores formas de descarte dos comprovantes de cartão para a natureza e para sua segurança.

Descartar comprovante de cartão

Infelizmente estes papéis termo-sensíveis não são recicláveis nem pode ser feita compostagem com eles, pois contém mais de um material em sua composição. Uma das substâncias é o bisfenol-A, também conhecido como BPA, que pode trazer perigos para saúde.

O BPA é um componente plástico que tem efeito similar ao estrogêneo no corpo e está relacionado ao câncer, puberdade pré-matura, obesidade, diabetes tipo 2 e vários outros problemas de saúde.

Algumas empresas já estão comercializando um novo papel termo-sensível sem este produto. Mas atenção, eles contêm Bisfenol-S (BPS), substância que ainda não se sabe se pode trazer problemas à saúde.

Como descartar comprovante de cartão de crédito e débito
Como descartar comprovante de cartão de crédito e débito? Perigos

Você nunca deve jogar estes comprovantes direto no lixo comum sem destruí-los antes, pois contém informações pessoais e privadas. É muito importante se prevenir contra roubo de dados e identidade!

O ideal é passar na trituradora para ter certeza que ele ficará bem picotado, se não tiver uma, tente cortar o máximo com uma tesoura. Depois jogue em lixos separados para, caso caia em mãos erradas, as partes não possam ser coladas. Feche bem este lixo para que o papel não entre em contato com o solo e corra o risco de contaminar com BPA.

Evite queimar comprovantes de cartão de crédito e de débito, na queima também é liberado BPA no ar! Tenha cuidado! Evite também pedir estes comprovantes ao fazer compras, se possível solicite envio por SMS ou por email, assim o papel não será impresso evitando contaminação do meio ambiente.