Como descartar jeans

Como descartar jeans? O jeans pode ser reciclado? Será que é prejudicial ao meio ambiente se for descartado no lixo? A seguir explicaremos sobre as melhores formas de descarte de jeans disponíveis no Brasil.

Como descartar jeans

Primeiro uma dica, calças e jaquetas jeans podem durar indefinidamente se tiverem os cuidados corretos. A verdade é que não se deve lavar jeans muitas vezes (uma vez por mês é mais que suficiente), quando lavar deve-se utilizar água fria e deixar secar na temperatura ambiente, pois a secadora estraga o tecido. Sempre lave ao avesso, para não perder a cor.

A fabricação do jeans causa alto impacto no meio ambiente, pois o gasto de água é muito grande. Na fabricação e lavagem da calça em toda sua vida útil, são gastos um total de 3.781 litros! Portanto você deve evitar jogar fora e usar até não ser mais possível.

Como descartar jeans
Como descartar jeans

O tecido jeans pode ser reaproveitado de várias maneiras. Uma idéia é fazer doação da roupa, doe para conhecidos ou para bazares e lojas de roupas de segunda, que possam restaurar o jeans para ser revendido ou até doado para instituições. Procure na sua cidade, pois sempre tem alguém procurando esses tipos de tecido.

Existem ainda locais que aceitam jeans rasgados para fazerem novas peças de roupa para serem novamente comercializadas, sendo possível até criação de aventais e cestas de tecido.

O jeans pode ainda ser reciclado por empresas para virar isolamento térmico para construção civil. Eles são colocados nas casas deixando a construção mais barata. No Brasil ainda não temos esse tipo de reciclagem, mas em outros países isso já é feito.

No Google você também pode encontrar várias idéias legais de upcycling de jeans, são muitas idéis diferentes disponíveis para você reaproveitar seu jeans velho.

Não encontrando outra opção, coloque em um saco plástico separado da comida e outros lixos da casa, assim caso o trabalhador da coleta ou alguma pessoa do aterro sanitário esteja precisando, ele poderá pegar para usar.

1 comentário em “Como descartar jeans”

Os comentários estão encerrado.