Como descartar naftalina

Como descartar naftalina? A naftalina é perigosa para saúde? Será que tem perigo para o meio ambiente se fizer o descarte no lixo doméstico que é levado ao aterro? Pode jogar pela privada? A seguir explicaremos o que fazer com bolinhas de naftalina que tiver em casa e os perigos relacionados à elas.

Como descartar naftalina

O mais importante que você precisa saber é que as bolinhas de naftalina não são recicláveis, pois contém produtos químicos tóxicos (por ingestão, inalação ou absorção da pele), além disso são inflamáveis. Sua toxicidade é aguda, causa náusea, dores de cabeça, febre, anemia, necrose, convulsão e coma.

Ela é terrível para a vida aquática, por isso é importante não descartar no lixo doméstico que é levado ao aterro sanitário nem muito menos jogado pelo ralo da pia ou na privada. Se fizer isso, irá contaminar o solo e água próximos ao local, trazendo perigo para a vida marítima e para as pessoas que moram por perto. Nunca reutilize a embalagem para guardar produtos de consumo humano.

Como descartar naftalina
Como descartar naftalina corretamente

A melhor forma de descarte de naftalina é a incineração ou aterrameto de acordo com regulamentação do Governo, verifique na Prefeitura se tem algum na sua cidade.

Caso as bolinhas estejam jogadas dentro de uma gaveta, coloque luvas para recolher, coloque dentro de recipiente com tampa, feche bem e coloque rótulo especificando que é naftalina/veneno. Depois leve ao local próprio para descarte.

A recomendação é não usar naftalina, evite ao máximo o seu uso. Se você usava naftalina em roupas, uma dica para não usar mais é limpar as roupas antes de guardá-las. Coloque-as em caixas fechadas, assim as traças não entram. Outra dica é colocar lasca de cedro em um recipiente junto com as roupas, ele espanta as traças.

Se ainda tiver roupas com naftalina lave-as na máquina com sabão antes de voltar a usá-las. Não coloque em contato com a pele se estiver com cheiro.

O que fazer se ingerir naftalina ou entrar em contato com pele e olhos?

Caso a pessoa tenha inalado o gás da naftalina e esteja se sentindo mal, vá para local com ar fresco e veja se está conseguindo respirar normalmente. Se estiver com problemas para respirar, procure o médico.

No caso de contato com a pele é importante lavar o local com muita água corrente por 15 minutos. Notando irritação na pele procure o médico.

Se houver contato com os olhos coloque água corrente da bica ou do chuveiro por 15 minutos. Abra os olhos levantando as pálpebras, para tirar qualquer resíduo do produto químico. Após o problema consulte seu oftamologista.

Se a pessoa ingeriu naftalina e estiver consciente, lave a boca com muita água e vá ao hospital imediatamente. Nunca provoque o vômito em vítima incosciente ou com convulsão!