Como descartar papel higiênico usado

Você costuma jogar o papel higiênico no vaso sanitário? Ou acha que o papel entope a privada e o melhor é jogar em uma lixieira específica? Várias pessoas ficam com esta dúvida, pois em algumas cidades o mais comum é jogar no vaso, em outras é o contrário. Mas como descartar papel higiênico usado? Tem alguma maneira correta de jogar fora papel higiênico sujo? Ele pode ser reciclado? Responderemos as perguntas abaixo.

Como descartar papel higiênico usado

No Brasil o recomendado é jogar papel higiênico na lixeira, isso mesmo, quem estiver jogando na privada está correndo risco de entupir a tubulação de esgoto e o esgoto voltar para dentro da casa. Já imaginou que nojeira?

Esta é a regra pois no Brasil a tubulação da maioria das casas é antiga. São tubulações com diâmetro menor que não aguentam a quantidade de papel jogado no vaso e acabam entupindo. Pior ainda quando a casa não tem rede de esgoto mas sim fossa séptica! O que é o caso de mais de 50% das casas do Brasil. A fossa séptica coleta o esgoto da casa que fica armazenado em tanques enterrados no jardim. As fezes ficam acumuladas e são digeridas por substâncias. Se o papel for jogado pela privada, irá acumular podendo causar entupimento e prejudicando o processo, fazendo as fezes voltarem para dentro da casa.

Como descartar papel higiênico usado
Como descartar papel higiênico usado

Mas se você mora em apartamento o risco de entupimento é menor por causa da pressão da água, neste caso é permitido o descarte no vaso sanitário. Antes verifique com o condomínio se existe problema de entupimento na rede interna e se na sua cidade há tratamento de esgoto.

Se você mora em residência que não tenha problemas na tubulação e não tenha fossa séptica, também poderá jogar no vaso, desde que exista coleta de esgoto local. O papel irá dissolver na água e será recolhido no tratamento de esgoto junto com outros resíduos e jogados no aterro sanitário.

Se na cidade não houver tratamento de esgoto não jogue, pois o papel irá contaminar os rios.

Meio ambiente

É importante lembrar que jogar o papel higiênico na privada faz com que apertemos a descarga por mais tempo, causando um gasto de água maior do que o necessário. Várias ONGs e movimentos em prol da água recomendam não jogar papel na privada nem absorvente, cotonete e outros.

Mas é bom lembrar que as sacas plásticas das cestas de banheiro também contaminam o meio ambiente. Levam 40 anos para se degradarem. Portanto elas também contaminam o meio ambiente. O ideal era que as pessoas usassem saquinha biodegradável, mas não é fácil de encontrar.

Deixe um Comentário