Como descartar ácido pícrico

Como descartar ácido pícrico? Pode ser jogado no lixo comum ou tem que ter algum cuidado especial? É perigoso para o meio ambiente? A seguir falaremos um pouco sobre o descarte de ácido pícrico, para evitar ao máximo a contaminação do meio ambiente e intoxicação da população do local.

Maneiras para descartar ácido pícrico

O ácido pícrico era utilizado na fabricação de armamentos e na produção de fármacos contra queimaduras. É um ácido altamente tóxico e explosivo, portanto não deve nunca ser jogado pelo ralo da pia ou no vaso sanitário.

Além disso esse produto químico não pode ser reciclado.

Para o descarte é importante que você entre em contato com uma empresa especializada, não tente você mesmo jogar o produto fora!

Esse ácido precisa ser descartado a cada dois anos. Durante este tempo é preciso misturar água de seis em seis meses para ele ficar diluído, conforme necessário.

Maneiras para descartar ácido pícrico
Maneiras para descartar ácido pícrico

É um ácido inflamável, tóxico por ingestão, contato com a pele, pode provocar reação alérgica cutânea e ainda é nocivo por inalação.

  • No caso de inalação, coloque a pessoa no ar fresco e em caso de parada respiratória usar respiração artificial, chamar o médico imediatamente.
  • Se houver contato com a pele, lave com sabão e abundantemente com água; leve a pesso para o hospital para consulta com médico.
  • Após contato com os olhos, deve-se lavar abundantemente com água por pelo menos 15 minutos e consultar um médico.
  • Se houver ingestão e a pessoa estiver consciente, enxague a boca com água e leve ao médico.