Como descartar produtos de Tyvek

Como descartar produtos de Tyvek? Tyvek é um produto não-tecido criado pela DuPont e utilizado em diversos produtos das mais variadas áreas. A seguir explicamos as maneiras de descarte consciente dos produtos Tyvek, o que a empresa aconselha que seja feito.

Dicas para descartar produtos de Tyvek

Tyvek é composto de polietileno de alta densidade (PEAD) 100% puro, sem plastificantes e outros produtos químicos restritos que aparecem nas listas das Diretrizes Europeias e nas Substâncias de Preocupação Muito Elevada SVHC. Ele é forte, resistente ao rasgo, perfuração e água.

Existem vários produtos diferentes feitos de Tyvek, desde produtos de decoração e construção até embalagens médicas e farmacêuticas, envelopes e produtos de proteção hospitalar, como as roupas de proteção EPI.

Os produtos Tyvek são feitos de polietileno de alta densidade, um polímero 100% reciclável. Portanto podem ser reciclados mecanicamente e transformados em cabos, lixeiras, peças para automóveis, folhas e tubos de plástico flexíveis, bandejas, móveis de jardim e outros.

Produtos feitos de PEAD vêm com a etiqueta de reciclagem número 2 escrito PEAD ou PE-HD embaixo. Além disso eles podem ser reciclados indefinitamente, pois se mantém inalterado no reprocessamento.

Como descartar produtos de Tyvek
Dicas para descartar produtos de Tyvek

Algumas empresas que fazem esse serviço no Brasil são a Vitaplas, a TSL Engenharia, Manutenão e Meio Ambiente, a Polibalbino entre outras. Você pode deixar o produto Tyvek junto dos produtos que são enviados para reciclagem de plástico. Caso não saiba se na sua cidade existe, entre em contato com a prefeitura, pois eles têm cadastro dessas empresas.

É importante lembrar que vestimentas feitas de Tyvek só devem ser enviadas para reciclagem caso não estejam contaminadas. Nestes casos é preciso enviar para incineração junto com outros produtos tóxicos e contaminantes.

Apesar de poder ser reciclado, ele é um produto inerte que não libera produtos nocivos nas águas subterrâneas, portanto caso não tenha como reciclar deixe separado para ser levado ao aterro sanitário. Mas só faça isso como último recurso, pois o Tyvek é um produto plástico que ficará acumulando no aterro por anos e anos sem se decompor.