Como descartar resíduos de estopas usadas? Pode ser jogada no lixo comum ou precisa de algum tratamento especial? Será que pode ser reciclada? Neste post falaremos sobre o descarte consciente da estopa, sempre evitando ao máximo a destruição do meio ambiente.
Dicas para descartar resíduos de estopas
Para quem não sabe as estopas são uma maçaroca de fios que constituem sobras de tecelagens e que é geralmente empregada para a limpeza nas oficinas de automóveis. Também é usada na calefagem de embarcações, chumaços são usados para preencher as juntas em embarcações de madeira.
As estopas normalmente são usadas nas oficinas para limpar peças sujas de óleo e outros produtos. Portanto elas não devem nunca ser jogadas no lixo comum pois podem contaminar o meio ambiente e trazer riscos à saúde pública.
São resíduos que se enquadram na Classe 1: perigosos da NBR 10004. Nessa classe estão óleo lubrificante usado ou contaminado, acumuladores elétricos à base de chumbo, lâmpadas com vapor de mercúrio e iodos gerados na pintura industrial. São produtos que apresentam inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
As estopas contaminadas devem ser guardadas em tonéis de plástico em local coberto. Para não ficar no ambiente e sofrer alguma avaria.
Existem três possibilidades de descarte para estes resíduos:
- Podem ser enviados para o reaproveitamento, serão usadas como combustível alternativo para queima em fornos de cimento ou para processo de refino de óleo.
- Podem ser enviados para aterro de resíduos perigosos onde serão enterrados.
- Podem ser enviados para a incineração, onde serão queimadas para descarte, ao invés de reaproveitamento.
Evite ao máximo jogar estes produtos no lixo comum, nunca jogue na rua ou em rios.