Como descartar rolhas velhas de cortiça? As rolhas de vinho podem ser recicladas? Tem algum perigo para o meio ambiente? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de rolhas, sempre pensando na preservação da natureza.
Dicas para descartar rolhas
Tanto as rolhas de cortiça quanto as rolhas de plástico podem ser recicladas, mas infelizmente nenhum dos dois processos é comum no Brasil.
No caso das rolhas de cortiça, é feita trituração do produto e a cortiça triturada é utilizada na fabricação de novos produtos como pisos de revestimento, decoração para calçados, bolsas, itens para isolamento acústico e até em meios de transportes como metro.
Uma empresa que fazia a reciclagem de rolhas no Brasil em 2019 era a Corticeira Paulista em parceria com o Pão de Açúcar. No site oficial ainda tem detalhes sobre a parceria, mas não conseguimos encontrar informações atuais sobre o serviço. Caso queira verificar tente ligar para o telefone especificado no site oficial.
Como não temos muitas opções disponíveis para reciclagem, o que resta é o reaproveitamento das rolhas para criar peças decorativas. Algumas dicas do que pode ser feito com suas rolhas:
- Guardar dentro de um pote de vidro para deixar como decoração junto aos vinhos.
- Utilizar na compostagem.
- Criar vazinhos com imã para plantar suculentas ou vazos grandes.
- Criar descanso para panelas.
- Criar organizador de jóias e bijuterias.
- Criar chaveiro.
- Criar descanso para copos e garrafas.
- Criar quadro de cortiça.
Por ano são descartados no mundo quase 13 bilhões de rolhas de vinho. Como não temos alternativas no Brasil, o ideal é tentar o reaproveitamento das rolhas, até que não seja mais possível reaproveitá-las. Pelo menos assim, você estará dando um pouco mais de tempo para o produto entrar em contato com o meio ambiente. Quem sabe dentro deste tempo, não surja uma reciclagem no país?