Como descartar absorvente para incontinência urinária

Como descartar absorvente para incontinência urinária? Será que absorvente para incotinência urinária, também conhecido como absorvente geriátrico, pode ser reciclado ou deve ser jogado no lixo comum? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente deste tipo de absorvente, sempre pensando ao máximo na proteção do meio ambiente.

Dicas para descartar absorvente para incontinência urinária

Somente no Brasil, cada mulher joga 3 Kg de absorvente íntimo no lixo por ano, sem contar os absoventes para incontinência urinária. Esses produtos são uma preocupação para o meio ambiente, pois demoram mais de 400 anos para se decompor, devido ao plástico presente em sua composição. Portanto o ideal era que fossem reciclados, para não se acumularem no aterro sanitário.

Como descartar absorvente para incontinência urinária
Dicas para descartar absorvente para incontinência urinária

A reciclagem de absorventes para incontinência urinária já existe, mas infelizmente não no Brasil. Outros países já fazem reaproveitamento de vários produtos de higiene absorventes, incluindo fraldas e absorventes femininos. Para ter uma idéia, esse tipo de lixo representa quase 25% dos resíduos considerados não recicláveis (mas na verdade podem sim ser reciclados).

Na reciclagem, os absorventes passam por um processo de esterilização na autoclave, para remover odores e patógenos. Depois os materiais são separados, celulose, plástico e polímeros absorventes, e vendidos para reaproveitamento para outras empresas.

Como aqui no Brasil não temos opção de reciclagem, o que resta é jogar no lixo comum que é levado ao aterro sanitário, junto com lixo orgânico. Antes de descartar, enrole o absorvente nele mesmo, deixando a parte molhada para dentro. Coloque em saco plástico junto do lixo. Evite deixar o lixo muito tempo na lixeira, pois com a decomposição da urina, o cheiro ficará desagradável.

Nunca jogue os absorventes no vaso sanitário, pois irá causar entupimento grave na tubulação. Esses absorventes incham quando molhados.