Como descartar roupas íntimas, lingerie

Como descartar roupas íntimas, lingerie? Devo jogar no lixo comum que é levado ao aterro sanitário? Será que não pode ser doado para caridade? Neste post trazemos algumas dicas sobre descarte consciente de calcinhas e sutiãs, para evitar prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar roupas íntimas

Os tecidos de calcinhas e sutiãs podem levar um ano para se decompor no meio ambiente. Até que não é muito tempo, quando comparado com plásticos e outros tipos de produtos. Mesmo assim, o ideal quando for se desfazer de roupas íntimas, não é jogar no lixo comum com alimentos. Isso porque no Brasil são descartados mais de 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano.

Portanto se a roupa íntima estiver em boas condições, uma opção é doá-la para outra pessoa, bazar ou instituição de caridade. É importante que as peças estejam sem furos e higienizadas. Existem insituições que reformam a peça e doam para mulheres carentes.

Na internet encontramos apenas o site da OuseUse do Amiga Recicla que aceita lingerie usada, mas não temos como confirmar se o projeto ainda está ativo, é preciso entrar em contato com eles para ter certeza. E o projeto Pequeno Cotolengo no Paraná. Se não for possível doar para esses, verifique se tem algum local na sua cidade que aceite doação. Pergunte em bazares ou outros locais de venda de roupas, talvez possam dar essa informação. Hospitais às vezes também aceitam.

Como descartar roupas íntimas, lingerie
Dicas para descartar roupas íntimas, lingerie

Se não encontrar algum local para doação, outra dica é reutilizar o tecido do sutiã para confeccionar outros produtos. Você pode cortar as roupas íntimas em retalhos e utilizar como enchimento para almofadas. Se for de algodão, você pode remover o elástico e utilizar para secar vidros, pois não soltam pelos. Ou ainda criar saquinhos para sachês aromáticos, retalhos para fazer tapetes, entre outros.

Para quem não quiser reaproveitar as roupas íntimas para confeccionar coisas, pode enviar o tecido para reciclagem. No Brasil existem algumas empresas que fazem este tipo de reciclagem, através da reciclagem química ou mecânica. Entre em contato com a prefeitura da sua cidade, eles poderão informar se existe este tipo de reciclagem onde você mora.

Lembre-se, evite ao máximo descartar as calcinhas e sutiãs no lixo comum.