Como descartar peruca usada, posso doar?

Como descartar peruca usada, posso doar? Tem alguma peruca antiga que não usa mais e estava pensando em jogar no lixo? Será que essa é a melhor maneira de se desfazer de uma peruca? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de perucas, sempre pensando na melhor maneira para o meio ambiente e para as pessoas.

Dicas para descartar peruca

O mais importante é que vocâ não deve jogar a peruca no lixo comum que será levado ao aterro sanitário. Dependendo do tipo de cabelo da peruco, sua decomposição no meio ambiente pode levar de 3 a 40 anos. Podendo trazer problemas de entupimentos e outros.

Mas não é pela demora na decomposição, que você não deve jogar a peruca usada no lixo. Mas sim porque a peruca pode ser aproveitada por outra pessoa! Não é porque você não quer mais usar, que ela deve ser descartada.

Como descartar peruca usada, posso doar?
Dicas para descartar peruca usada, pode doar?

Se a peruca estiver em boas condições, em bom estado de conservação, antes de descartar verifique com conhecidos se eles conhecem alguém que esteja precisando.

Outra opção é doar a peruca para instituições que fazem restauração e doações para pessoas com câncer e outros problemas, que causam queda de cabelo.

Uma das instiuições mais conhecidas é a Rapunzel Solidária, eles aceitam doações de cabelo, apliques, mega hair e perucas. Nesta página oficial tem todos os detalhes que você precisa para doar a peruca, com explicação sobre como embalar e enviar para eles pelos Correios. É importante fazer o cadastro de doação, no final da página clique no link “Cadastro Doadores Cabelos”.

Outra instituição que recebe doação de cabelos é a Laço Rosa, mas eles não informam no site se aceitam doação de perucas. Se quiser verificar, tente falar com eles pelo formulário no site oficial.

A peruca usada é recebida pela instituição, lavada e reformada. Fazem toca de cabelos danificados e costuram partes que possam estar rasgadas.

Evite jogar a peruca no lixo, principalmente se estiver bem conservada, doe! Você estará ajudando outra pessoa.