Como descartar purificadores de ar? Será que devem ser jogados no lixo comum para o aterro sanitário ou podem ser reciclados? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de purificador de ar, sempre pensando na melhor maneira, ou menos pior, para não prejudicar o meio ambiente.
Dicas para descartar purificadores de ar
Os purificadores de ar são produtos eletrônicos e nunca devem ser descartados no lixo comum, que é levado para o aterro sanitário. Esses equipamentos contém partes de plástico, metal, filtro de papel, fibras de vidro ou malha, e circuitos eletrônicos. São materiais que levam centenas de anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras.
Esses aparelhos possuem partes recicláveis e outras não recicláveis. Assim como outros aparelhos eletrônicos, eles fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual deveria haver a opção de logística reversa para descarte. Nesta logística reversa, você envia o produto para o fabricante e ele fica responsável pelo descarte correto do equipamento.
Antes de falar com o fabricante, caso o purificador de ar ainda esteja funcionando, tente doar para alguma pessoa que poderá continuar utilizando o aparelho. O melhor é sempre manter em uso, para evitar jogar fora.
Se não encontrar ninguém para doar, entre em contato com o fabricante do seu purificador de ar e veja se eles possuem opção de logística reversa. Se existe algum local onde você pode deixar o equipamento que não deseja mais.
Caso o fabricante não tenha opção na sua cidade, verifique se o posto de reciclagem de eletrônicos da sua cidade aceita receber este produto. Se não souber onde fica, fale com a prefeitura, pois eles possuem cadastro destes tipos de empresas.
Evite jogar no lixo comum junto dos restos de alimentos!