Como descartar geléias e pastas

Como descartar geléias e pastas? O que fazer quando tiver geléias de frutas estragadas? E com pasta de amendoim, de amêndoas, Nutella, homus e outros tipos de pastas, se estiverem azedas? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte desses tipos de produtos.

Dicas para descartar geléias e pastas

As geléias e pastas são alimentos, portanto são compostos orgânicos que podem ser descartados no lixo comum, que é levado ao aterro sanitário. Este tipo de lixo se decompõe rapidamente na natureza, servindo de alimentos para minhocas e outros bichos da terra.

Aqueles que não quiserem descartar no lixo de cozinha, uma das dicas é fazer compostagem em casa. Mas atenção! Gorduras e óleos retardam o crescimento das bactérias que irão realizar o processo de decomposição, podendo prejudicar a eficiência da composteira, principalmente se for muita quantidade.

A compostagem é uma técnica pra estimular a decomposição de materiais orgânicos e pode ser realizada no jardim ou dentro de casa.

Para compostagem você precisará de uma composteira, normalmente uma caixa redonda ou quadradra ou retangular de sua preferência, que tenha dois ou três compartimentos, duas para as caixas difestoras e uma para o chorume. Misture meio a meio a quantidade de materiais verdes (frutas e legumes) com materiais marrons (folhas, papel). Na Amazon tem algumas caixas de compostagem (composteiras) à venda. Na página da Embrapa tem um arquivo sobre o preparo de composto que poderá ajudar.

Como descartar geléias e pastas
Dicas para descartar geléias e pastas

No jardim a pessoa pode fazer a compostagem empilhando os resíduos em um local marcado com tijolos. Existem vários vídeos de compostagem no YouTube, com técnicas diferentes e dicas para aumentar a produtividade.

Se não tiver como fazer compostagem não tem jeito, vire a geléia ou a pasta para o saco plástico e coloque junto do lixo de cozinha. Lembre-se que os frascos desses produtos são recicláveis, você deve lavá-los e deixar separado com os produtos recicláveis de plástico ou vidro, de acordo com a embalagem do seu produto.