Como descartar aparelho de pressão

Como descartar aparelho de pressão arterial digital? Os medidores de pressão, também conhecidos como monitores, podem ser reciclados ou devem ser jogados no lixo comum? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de aparelho de pressão, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar aparelho de pressão

Os aparelhos para monitorar pressão em casa estão se tornando eletroportáteis do cotidiano de milhões de pessoas, assim como secadores de cabelo, ferro de passar, e outros equipamentos eletrônicos. Eles facilitam o monitoramento da pressão para se prevenir de doenças cardíacas e derrames. Claro que com o aumento do uso, também aumenta a quantidade de lixo relacionados a esses produtos nos aterros sanitários. Isso é péssimo, pois os aparelhos de pressão digital de pulso ou de braço, possuem componentes de plástico, metal e borracha, além de circuitos eletrônicos. São componentes que levam centenas de anos para se decompor no meio ambiente.

Portanto não é recomendado descartar os aparelhos de pressão no lixo comum, junto do lixo de comida!

Se seu monitor de pressão ainda estiver utilizável, doe para algum familiar, vizinho, ou para alguém que esteja precisando. Existem instituições, clínicas e hospitais que aceitam estes tipos de produtos, para repassar para pessoas que não têm como comprar.

Para saber se na sua cidade tem alguém que aceita essas doações, busque no Google algo como doar aparelho de pressão CIDADE ESTADO, substituindo pela cidade e estado que você mora.

Não tendo ninguém para doar, ou caso o aparelho esteja com defeito, tente entrar em contato com a marca. Algumas delas possuem opção de logística reversa, você envia o equipamento para eles, e eles fazem o descarte correto do produto.

Como descartar aparelho de pressão, medidor
Dicas para descartar aparelho de pressão

Por exemplo, a Omron é uma delas, no manual de alguns produtos médicos eles indicam que você pode entrar em contato com eles ou assistência deles, para entregar o produto para descarte. Se você tem G-Tech entre em contato com a Accumed-Glicomed, que é o fabricante.

Se a marca do seu equipamento não aceitar a devolução, deixe o equipamento no posto de reciclagem de produtos eletrônicos da cidade onde você mora. Caso não saiba onde fica, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro dessas empresas. Ou busque por uma empresa de reciclagem no Google.

Evite ao máximo jogar no lixo comum, esses equipamentos não se decompõem facilmente na natureza, e vão trazer prejuízos para gerações futuras. Lembrando que as pilhas e baterias devem ser descartadas em locais específicos.