Como descartar boombox

Como descartar boombox? Devo jogar no lixo comum ou posso separar com os produtos para serem reciclados? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de boombox, caixa de som que é reprodutor de música portátil. Sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar caixa de som boombox

O mais importante que você precisa saber é que nunca deve jogar este aparelho eletrônico ou qualquer outro, direto no lixo comum que é levado ao aterro sanitário. Esses equipamentos possuem partes de plástico, metal e circuitos eletrônicos, que irão levar centenas de anos para se decompor no meio ambiente.

Caso seu aparelho ainda esteja funcionando mas você está querendo trocar por um modelo mais recente, recomendamos doar o equipamento para algum familiar ou amigo, para que a pessoa continue utilizando e o produto não seja jogado fora.

Se não tiver ninguém para doar ou se o produto estiver com problemas, veja se a assistência deste tipo de equipamento onde você mora. Talvez eles aceitem o produto para revender ou até repassar para algum cliente.

Se não tiver assistência onde você mora, tente entrar em contato com a marca, pois algumas delas podem ter opção de logística reversa. Neste caso, você envia o produto para eles e eles fazem o descarte consciente do mesmo. Por exemplo, a LG possui opção de logística reversa e a Apple também. Busque no Google pelo nome da marca, que deverá aparecer o site onde você poderá entrar em contato.

Como descartar boombox
Dicas para descartar Boombox

Não havendo outra opção, deixe a caixa de som boombox separada junto dos produtos eletrônicos que são recolhidos pela coleta de reciclagem da sua cidade. Caso não haja coleta e você não saiba onde fica o posto de reciclagem, entre em contato com a prefeitura da sua cidade, pois eles possuem cadastro desses tipos de empresas.

Outra dica é buscar por locais de reciclagem neste site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. Basta preencher com seu CEP e depois selecione caixa de som. Depois clique em “Encontrar pontos”. Eles vão mostrar todos os endereços na sua cidade, onde você pode entregar o purificador para ser reciclado.

Evite ao máximo descartar no lixo comum, esses aparelhos eletrônicos não decompõe facilmente e vão trazer problemas graves para gerações futuras.