Como descartar vinagre

Como descartar vinagre? Posso utilizar para outras coisas ao invés da comida, caso já tenha vencido? É possível reaproveitá-lo de outras formas? Neste post trazemos algumas dicas sobre o “descarte” de vinagre, como você pode reaproveitar o vinagre até o final e não jogá-lo pelo ralo.

Dicas para descartar vinagre

O vinagre possui uma durabilidade indefinida enquanto fechado, pois sua validade vai depender da forma que for armazenado. Sempre deve ficar bem fechado, na temperatura ambiente, em local fresco e seco, longe do sol. Devido à sua natureza ácida, ele é autoconservável e não precisa de refrigeração. Após aberto costuma durar uns dois a três anos, mas após isso não quer dizer que estragou, mas sim que perdeu propriedades originais.

Se você notar que o vinagre não está mais gostoso, está turvo ou com corpos estranhos, pode não ser uma boa idéia colocar nos alimentos. Mas você poderá utilizá-lo para outras coisas como, por exemplo, para fazer limpeza na casa. O ácido presente no vinagre atravessa a gordura e mata germes de bancadas, pisos e outras superfícies. Basta misturar partes iguais de vinagre e água e passar nos locais desejados utilizando pano limpo.

Como descartar vinagre
Dicas para descartar vinagre

Além de pisos e bancadas, você pode passar na parte interna da geladeira (de plástico), ou nas partes de plástico de cafeteiras, micro-ondas e outros eletrodomésticos. Tenha cuidado com outras partes de inox, ferro e alumínio, pois o vinagre é abrasivo e remove o brilho! Também não aplique em pedra natural que tenha brilho, pois irá remover o brilho com o tempo.

Outras utilidades para o vinagre que não vai mais utilizar

É devido à acidez do vinagre que ele é utilizado nos picles e outras salmouras, pois inibe o crescimento de bactérias e mofo. E justamente devido à sua acidez que não deve ser utilizado na compostagem, pois irá matar as bactérias necessárias para realizar o processo de decomposição dos alimentos.

Pode ser utilizado no jardim para matar ervas daninhas, borrife em cima dos locais onde elas nascem e deixe. Repita algumas vezes, até não nascerem mais no local. E pode ser usado como repelentes para formigas, basta aplicar em armários e bancadas, que elas não irão mais subir.

Também pode ser utilizada na lavagem de roupas, adicionando um copo de vinagre branco no último enxágue. Ele ajuda a enxaguar a roupa, pois facilita a remoção do sabão utilizado, deixando elas macias. O vinagre branco puro pode ser usado para manter as cores dos tecidos, deixando a roupa de molho por alguns minutos no vinagre puro antes da lavagem.

Portanto, existem diversas maneiras de reaproveitar o vinagre até a última gota, evitando assim seu descarte.