Como descartar churrasqueira elétrica

Como descartar churrasqueira elétrica? Devo jogar no lixo que é levado pela coleta de lixo da cidade ou será que pode ser separado para reciclagem? Neste post explicamos sobre o descarte consciente de churrasqueiras elétricas, sempre pensando na melhor maneira de descarte para o meio ambiente.

Dicas para descartar churrasqueira elétrica

As churrasqueiras elétricas são como outros produtos eletrônicos, elas contêm partes plásticas, metálicas e circuitos eletrônicos. Não devem nunca ser jogadas no lixo comum, que vai para o aterro sanitário, pois irá levar centenas de anos para se decompor, trazendo problemas para gerações futuras.

Como são produtos eletrônicos, elas fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que o fabricante precisa fornecer logística reversa para seus equipamentos. Nesta logística reversa o fabricante fica responsável pelo descarte correto do equipamento, seja pela incineração ou reciclagem dos componentes.

Portanto, caso você possua uma churrasqueira elétrica que está com defeito e não tem mais conserto, ou não deseje consertar, você deve entrar em contato com o fabricante para saber como o equipamento pode ser recolhido por eles.

Caso o fabricante não exista mais ou eles não tenham esta opção de logística reversa, você pode buscar por uma reciclagem de produtos eletrônicos na sua cidade. Qualquer coisa entre em contato com a prefeitura de onde você mora, pois eles possuem cadastro destes tipos de empresas.

Como descartar churrasqueira elétrica
Dicas para descartar churrasqueira elétrica

Outra opção é verificar pelo site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. Esta página mostra o ponto de recebimento de produtos eletrônicos que eles aceitam, e a churrasqueira elétrica é um deles. Preencha com CEP e selecione “Churrasqueira elétrica”, depois clique em “Encontrar pontos”. Ele mostrará todos os endereços onde você pode deixar sua churrasqueira eletrônica para reciclagem. Se tiverem coleta domiciliar aparecerá escrito “Sim”.

Se a churrasqueira ainda estiver funcionando, recomendamos doar para alguém que possa continuar utilizando, assim você evita o descarte desnecessário. Nunca deixe para ser levado pela coleta de lixo, pois eles não levam estes tipos de equipamentos! Não deixe na rua, pois você poderá ser multado.