Como descartar balão, bexigas de festa

Como descartar balão, bexigas de festa? Devo jogar no lixo comum junto de resíduos de alimentos? Ou será que balões de festa podem ser reciclados? Neste post trazemos algumas dicas de descarte consciente de balão, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar balão, bexigas de festa

Os balões de festa, também conhecidos como bexigas, podem ser feitos de látex ou mylar. O látex é um produto biodegradável, mas mesmo assim demora anos para se decompor no meio ambiente. Sua decomposição pode levar até 4 anos. Já os balões de mylar, um tipo de náilon, são revestidos por material metálico e demoram ainda mais anos para se decompor na natureza.

Portanto, não devem ser descartados no lixo comum que é levado para o aterro sanitário. Eles irão se acumular, trazendo prejuízos para gerações futuras. Além disso, esses balões podem cair em florestas, rios e praias, onde acabam matando os animais que se alimentam deles: “Tartaruga é encontrada morta em praia em Caraguá após ingestão de bexigas”.

Apesar de o látex ser um produto reciclável, não existe reciclagem para balões de látex no Brasil, pois não dão lucro para as empresas recicladoras. Por isso, os balões de festas são considerados produtos descartáveis.

Como descartar balão, bexigas de festa
Dicas para descartar balão, bexigas de festa

Uma dica para quem tiver restos de balões de mylar é reaproveitar para criar novos produtos. Existem várias dicas no YouTube e no Google, para reutilização de balões de mylar. Você pode usar como embalagem para presentes, criar capas para cadernos, enfeitar árvore de Natal, fazer pompons e outros.

Caso não queira contribuir com a destruição do meio ambiente, o ideal é evitar a compra de balões/bexigas de festa, e trocar por outros produtos de decoração feitos de papel e outros materiais que possuem opção de reciclagem. Ou que, pelo menos, tenham um tempo de decomposição mais rápido que os balões.